Medina vence Moedas em Lisboa, mas sem maioria absoluta

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina

Se as eleições autárquicas fossem agora, o atual presidente da Câmara de Lisboa seria reeleito com um resultado muito idêntico ao de 2017.

Segundo a sondagem do ISCTE/ICS feita para o semanário Expresso e para a SIC, Fernando Medina alcança 42% das intenções de voto, o equivalente à percentagem obtida nas eleições de 2017, ou seja, sem maioria absoluta.

O candidato do PSD Carlos Moedas, apoiado pelo CDS, chega a 31% das intenções de voto, menos 11 pontos percentuais do que o seu rival socialista. Este resultado também corresponde à soma dos votos obtidos pelas candidatas dos dois partidos há quatro anos (Assunção Cristas teve 20,5% e Teresa Leal Coelho 11,2%).

A candidata do Bloco de Esquerda, Beatriz Dias, consegue um resultado de 8% nesta sondagem, já o comunista João Ferreira, que representa a CDU, não vai além dos 6%.

Sem perspetiva de obter qualquer vereador na Câmara lisboeta estão o Chega, o PAN e a Iniciativa Liberal. Nuno Graciano não passa de 4% das intenções de voto, Manuela Gonzaga consegue 3% e Bruno Horta Soares apenas 2%, respetivamente.

“Russiagate” prejudica Medina

No mesmo estudo de opinião, 63% dos inquiridos avaliam a gestão da pandemia feita por Medina como “boa” ou “muito boa”, contra os 29% que a classificaram de “má” ou “muito má”.

No mesmo campo, a também socialista Inês de Medeiros, da Câmara de Almada, alcançou 66% de notas positivas, mas sendo mesmo assim ultrapassada por Rui Moreira, autarca do Porto, que conseguiu 68%.

No entanto, e ainda falando do autarca lisboeta, é possível perceber que a mais recente polémica na autarquia causa mossa nos seus resultados. 67% dos inquiridos assumem ter “ouvido falar” ou tomado conhecimento do chamado “Russiagate”, o envio de dados pessoais de ativistas para as embaixadas da Rússia.

Destes, a maioria (55%) considerou que o comportamento da Câmara foi motivo suficiente para “mudar para pior a opinião sobre a atual gestão”. Porém, para 40% dos inquiridos o caso não teve qualquer influência e há até 3% dos participantes que acharam que a ação da CML levou a uma mudança de opinião “para melhor”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vai haver uma grande surpresa em Lisboa. Tenho um pressentimento que Moedas vai derrotar Medina nos debates e com o seu bom programa, pode vencer as eleições.

RESPONDER

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …