/

Com o apoio de Costa, Medina apresenta recandidatura a Lisboa (e promete creches gratuitas)

1

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa (D), aplaude Fernando Medina (E), após o anúncio da sua recandidatura à Câmara Municipal de Lisboa.

O candidato do PS à Câmara de Lisboa, Fernando Medina, comprometeu-se hoje a tornar as creches gratuitas, uma medida que pretende incentivar a natalidade e a fixação de jovens na cidade.

“Quero anunciar aqui que fará parte do nosso compromisso eleitoral a redução progressiva dos valores pagos pelas famílias com creches, tendo em vista assegurar que se tornarão gratuitas até ao final do mandato para as famílias jovens da classe média que residam em Lisboa”, salientou o também presidente da Câmara de Lisboa, na Estufa Fria, na apresentação da sua recandidatura ao município lisboeta, sob o lema “Mais Lisboa”.

“Esta será a mais importante política de apoio aos rendimentos das jovens famílias, um poderoso incentivo à natalidade e à fixação de jovens em Lisboa”, defendeu o candidato.

Medina apresentou a sua candidatura com a presença de António Costa. O primeiro-ministro aproveitou a oportunidade para lançar uma farpa para o PSD, dizendo que “ao contrário de outras candidaturas, esta não é uma candidatura para a preservação do líder do PS por interposta pessoa”.

Citado pelo Observador, Costa garante que “nos últimos sete anos a cidade de Lisboa mudou para melhor” e que o “trabalho nos próximos anos será muito exigente”, avisando que é preciso que a cidade “não volte à estagnação em que estava antes de 2007”.

Já na parte final da sua intervenção de elogio a Fernando Medina, o secretário-geral do PS voltou à carga, dizendo que Lisboa “não pode ser um espaço de aventuras”.

“Não pode ser um espaço simplesmente de afirmação de contabilização de jogos partidários. A cidade é um grande valor que o país tem”, argumentou.

Durante o seu discurso, Fernando Medina realçou que o país está a ser confrontado com uma quarta vaga da pandemia de covid-19, prometendo que o município vai continuar a auxiliar os mais necessitados, a economia e o emprego, a promover a testagem em massa, assim como a apoiar a aceleração da vacinação contra a covid-19.

“Se há lição deste período de pandemia é que devemos prosseguir com ainda mais determinação, mais rapidez e mais profundidade a agenda de Lisboa Capital Verde, a agenda de Lisboa Saudável, a agenda de Lisboa Solidária”, sublinhou.

Fernando Medina é presidente da Câmara Municipal de Lisboa desde 2015, tendo sucedido no cargo a António Costa, atualmente primeiro-ministro. Em 2017, venceu as eleições autárquicas na capital.

O executivo de Lisboa é atualmente composto por oito eleitos pelo PS (incluindo dos Cidadãos por Lisboa e do Lisboa é Muita Gente), um pelo BE, quatro pelo CDS-PP, dois pelo PSD e dois pela CDU.

Para a corrida à presidência da autarquia foram até agora anunciadas as candidaturas de Fernando Medina (PS), Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança), João Ferreira (CDU), Bruno Horta Soares (IL), Nuno Graciano (Chega), Beatriz Gomes Dias (BE), Manuela Gonzaga (PAN), Rui Tavares (Livre) e Tiago Matos Gomes (Volt).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.