Médicos dos centros de saúde vão acompanhar doentes em lares

Pedro Sarmento Costa / Lusa

Os doentes com Covid-19 que estão em lares de idosos e não precisam de internamento serão acompanhados diariamente por médicos e enfermeiros dos respetivos agrupamentos de centros de saúde.

Como noticiou no domingo o Público, de acordo com o despacho publicado sexta-feira pelo Ministério da Saúde, este trabalho será articulado com os hospitais da área de referência. Até à passada quinta-feira, registaram-se 327 mortes por Covid-19 em utentes que estavam em lares de idosos, o equivalente a quase 40% do total de mortes até então.

Reconhecendo que os idosos “continuam a merecer especial preocupação”, o Ministério da Saúde propõe-se a apoiar os profissionais dos lares, assegurando que estes receberão formação quanto à utilização de equipamento de proteção individual, cumprimento das regras de higiene e etiqueta respiratória e higienização dos espaços.

Os profissionais do Serviço Nacional de Saúde apoiarão a colheita de amostras biológicas para realização dos testes laboratoriais de diagnóstico aos profissionais e utentes dos lares, apoio que será dado “a todos os estabelecimentos de apoio social a pessoas idosas de cariz residencial, independentemente do seu estado de licenciamento”.

Na sexta-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, informou que mais de metade dos trabalhadores desses lares foram testados e que 10% estão infetados com Covid-19. No sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, frisou que espera ter todos os profissionais dos lares testados até ao final de abril ou início de maio. Estes profissionais terão prioridade no acesso aos testes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.