Médicos suspeitos de burlar o Estado em milhares de euros

Três médicos são suspeitos de assinar relatórios clínicos falsos para burlar a Segurança Social e garantir pensões de invalidez aos clientes. O Estado foi lesado em 39 mil euros.

Três médicos estão a ser investigados pelo Ministério Público por suspeitas de terem assinado relatórios clínicos falsos. Segundo o Jornal de Notícias, os médicos seriam pagos para assinarem relatórios que garantissem aos clientes a atribuição de pensões de invalidez pela Segurança Social.

De acordo com o diário, os médicos cobravam alegadamente 3 mil euros para assinarem os relatórios falsos, documentos esses que garantiam aos cliente a atribuição de pensões de invalidez.

Os clientes dirigiam-se à Segurança Social para requerer uma pensão de invalidez, devido às alegadas incapacidades para trabalhar. Depois, conta o diário, os requerentes eram presentes a um ajunta médica que funciona como uma comissão do serviço de verificação da incapacidade.

O esquema de burla avançava quando essas comissões não encontravam nenhuma incapacidade do requerente: os clientes pediam o recurso e recorriam ao direito de designar um médico para os representar na Segurança Social.

Enquanto um dos médicos passava relatórios clínicos que reiterava a incapacidade para trabalhar de um cliente em troca de dinheiro, os outros dois sustentavam os relatórios falsos junto da comissão de recurso da Segurança Social de Braga, composta por outros médicos para além dos dois constituídos arguidos.

A comissão acabava por aceitar os documentos e a Segurança Social concedia as pensões de invalidez aos requerentes que não deveriam ter direito, por não apresentarem qualquer incapacidade para trabalhar.

Doze pessoas terão aderido a este esquemas, mas o Estado só terá sido enganado em metade dos casos. Os outros foram descobertos a tempo.

O médico que redigia os relatórios clínicos é suspeito de ter lesado o Estado em 39 mil euros, um valor que terá de devolver caso seja julgado.

Os três profissionais de saúde vão ser presentes ao Tribunal de Braga e julgados pelos crimes de burla tributária e de atestado falso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes gajos ainda estão a vender disto?
    Estou com uma dor no joelho que com um pouco de jeito e 3.000 no bolso certo poderiam dar-me o bilhete para as caraíbas. Alguém sabe onde é que vendem disto? Estou interessado!

  2. Nas escolas de teatros dão formações específicas para juntas médicas na área da psiquiatria. É o curso com mais sucesso, pois não há exame orgânico que ateste as doenças psiquiátricas. Falaram-me também no curso avançado de “Político em Portugal”. Dizem que é garantida a boa vida e a remuneração com regalias.

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …