Médico do Sporting demite-se e está disponível para concorrer à presidência

Frederico Varandas / Instagram

O diretor clínico do Sporting, Frederico Varandas

O diretor clínico do Sporting, Frederico Varandas, anunciou esta quinta-feira ter apresentado a sua demissão, e mostrou-se disponível para se apresentar como futura solução diretiva.

“Hoje mesmo entreguei ao presidente do nosso Clube, Dr. Bruno de Carvalho, uma carta comunicando a minha saída da direção e coordenação do Departamento Médico da Sporting Clube de Portugal Futebol SAD”, escreveu Frederico Varandas no Instagram.

Lembrando que sente e vive o “Sporting desde os 3 anos” e nem mesmo “na comissão de serviço militar no Afeganistão” deixou de “respirar ‘Sporting'”, o médico diz rever-se “em grande parte no património material e imaterial que deixa ao nosso clube”.

“Revejo-me na valorização dada às Modalidades, no aumento de exigência e ambição competitiva do futebol profissional, na concretização do projeto do Pavilhão João Rocha, na atenção aos Núcleos, na dinamização dos associados e adeptos. E revejo-me na capacidade demonstrada nos primeiros anos de presidência de convocar os Sócios a participar na vida do nosso clube”, refere.

Contudo, “os acontecimentos dos últimos meses sublinharam a faceta autocrática e sectária do Dr. Bruno de Carvalho, tornando impossível” a sua permanência sob pena de faltar ao “superior dever de Lealdade para com o Sporting Clube de Portugal”.

“Esta minha demissão não deve, pois, ser vista como um afastamento da Vida do Sporting Clube de Portugal. Constitui, na realidade, um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube que seja convergente com o nosso desígnio histórico, respeitando os nossos fins, os nossos valores, a nossa identidade, visando a harmonia entre associados e a projeção ambiciosa no futuro que todos queremos”, concluiu.

Transferência de Alan Ruiz em investigação

Um antigo elemento da lista de Bruno de Carvalho fez uma denúncia ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, na qual coloca em causa o valor da transferência de Alan Ruiz para o Sporting.

O comentador Rui Santos revelou no programa Tempo Extra, da SIC Notícias, que a denúncia recebida pelo DIAP foi efetuada por Luís Borges Rodrigues, antigo membro da lista de Bruno de Carvalho nas primeiras eleições.

As autoridades estão a investigar se houve “inflação” nos valores do negócio realizado com o Colón de Santa Fé que, de acordo com a queixa, começou em 4,8 milhões de euros e acabou por ser concluído por mais de 8 milhões de euros.

Segundo o Correio da Manhã, o presidente do Sporting poderá ter recebido “luvas” de quase quatro milhões de euros nesta transferência. O jornal apurou que as contas do clube argentino não batem certo com a informação prestada pelos leões à CMVM.

A compra do jogador foi feita por oito milhões – 4,8 milhões pela transferência, 2,2 milhões de euros ao jogador de prémio de assinatura e um milhão para intermediários – cita o CM.

A direção liderada por Bruno de Carvalho pode assim vir a ser acusada de crimes de administração interna, peculato, apropriação ilegítima, abuso de confiança, fraude fiscal, entre outras, caso se confirme as suspeitas da investigação que está a decorrer.

Luís Forra / Lusa

Alan Ruiz, à esquerda na fotografia

Órgãos sociais reúnem-se hoje

Os órgãos sociais do Sporting voltam a reunir-se para debater o futuro imediato do clube, dois dias depois de um encontro inconclusivo, na sequência das agressões a futebolistas do clube na semana anterior.

Depois de uma reunião que durou quatro horas na terça-feira, o presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares, disse que o encontro com a direção tinha sido essencialmente “de reflexão e muita serenidade”.

Marta Soares justificou que o facto de não ter sido tomada qualquer decisão deveu-se “à necessidade de se fazer as análises não precipitadas de tudo aquilo que deve ser as decisões que são necessárias implementar para resolver os problemas do Sporting”.

A vaga de contestação continua entre alguns sectores leoninos e, de acordo com o Correio da Manhã, o dirigente “tem até esta quinta-feira para se demitir” e, se não o fizer, “será alvo de um processo disciplinar“.

Fernando Correia porta-voz de Bruno de Carvalho

Entretanto, o presidente tem dado sinais de que está já a preparar a próxima temporada, com a recente contratação de Augusto Inácio para o cargo de diretor-geral do futebol e de Fernando Correia para assumir o cargo de porta-voz de Bruno de Carvalho.

Inácio vai assumir “a responsabilidade da gestão plena do futebol profissional do Sporting” e o dirigente dos leões deixará de se sentar no banco de suplentes, durante os jogos, anunciou o clube em comunicado.

Por sua vez, o jornalista de 82 anos vai assumir o cargo de porta-voz, permitindo ao presidente dedicar-se mais às “suas funções executivas e institucionais”. O Sporting destaca a “vasta experiência no panorama audiovisual” de Fernando Correia que, a partir de 29 de maio, passará a integrar a estrutura de comunicação e a reportar ao diretor Nuno Saraiva.

No dia 15 de maio, dezenas de alegados adeptos encapuzados invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns jogadores e elementos da equipa técnica. A GNR deteve 23 dos atacantes, que ficaram em prisão preventiva depois de terem sido ouvidos no tribunal de instrução criminal do Barreiro.

Paralelamente, no âmbito da investigação do Ministério Público – “Operação Cashball” – sobre alegados atos de tentativa de viciação de resultados em jogos de andebol e futebol, foram constituídos sete arguidos, incluindo o ‘team manager’ do clube, André Geraldes.

Na sequência destes acontecimentos, os elementos da Mesa da Assembleia Geral, a maioria dos membros do Conselho Fiscal e parte da direção apresentaram a sua demissão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …