Técnico relata pânico em Alcochete. Bruno tem “até amanhã para se demitir”

António Cotrim / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

Foi “um filme de terror” o que se viveu na Academia de Alcochete, na semana passada, quando jogadores e elementos da equipa técnica do Sporting foram agredidos por um grupo de adeptos encapuçados. O preparador físico Mário Monteiro foi uma das vítimas e conta o que aconteceu, e que o leva a abandonar o futebol.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Mário Monteiro lamenta que não tem “condições psicológicas” para continuar a trabalhar na equipa técnica do Sporting, depois das agressões em Alcochete.

“Foi absolutamente traumatizante, foi um acto terrorista“, queixa-se o técnico leonino que vai voltar a dar aulas de Educação Física na Escola de Vila Nova de Famalicão onde está colocado.

“Fui atacado nos pulsos e no tronco com uma tocha a arder a 240 graus centígrados”, relata ainda Mário Monteiro. “Estou há 25 anos no futebol profissional e nunca, mas nunca, pensei viver o que vivi”, lamenta.

“Tenho muita dificuldade em adormecer e, no meio dos pesadelos, acordo como se estivesse na guerra do Iraque“, acrescenta o técnico, dizendo que se sente “inseguro e perseguido”, até porque ainda há suspeitos à solta.

“As câmaras de segurança filmaram 38 pessoas a entrar. Estão 23 em prisão preventiva. Portanto, há 15 indivíduos que estão soltos e que podem ser um perigo para a equipa técnica e plantel”, diz Mário Monteiro.

O preparador físico também refere que “na Academia, só se entra com autorização, ninguém entra sem estar identificado”. “Não sei quem deu autorização ao grupo para entrar”, diz, notando que perdeu a confiança nos dirigentes da SAD.

Filho de ex-directora do SEF entre os suspeitos

O Tribuna Expresso apurou, entretanto, que elementos da equipa técnica leonina foram ameaçados por desconhecidos, isto já depois das detenções dos 23 suspeitos.

Entre os detidos estará o filho de uma ex-directora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que terá sido reconhecido por Rafael Leão, jovem talento do Sporting, por ter sido seu colega de turma no 10.º ano, revela a Sábado. O irmão e o pai deste suspeito terão “protagonizado em 1997, um assalto a uma carrinha de valores, que ficou conhecido como o “assalto do século” XX”, salienta a publicação.

O Tribuna Expresso revela também detalhes dos testemunhos prestados pelos jogadores na GNR, evidenciando que os depoimentos deixam a ideia de que o grupo de agressores “actuou sempre em bloco, com alguma organização”, levando a cabo actos que pareceram “premeditados, barrando claramente a tentativa de fuga dos atletas para o exterior”.

Os agressores teriam como principais alvos Acuña, Rui Patrício, William e Battaglia e além das agressões com murros, pontapés e cintos – e até com um garrafão de 25 litros de água que terá sido arremessado contra a cintura e costas de Bataglia -, foram muitas as ameaças e os insultos.

“Se não ganham a Taça estão fodidos”, terão ameaçado alguns dos adeptos.

O scout do Sporting, José António Laranjeira, relata, no seu testemunho à GNR, que, já depois das agressões, ouviu uma conversa entre Jorge Jesus, William Carvalho e cinco elementos do grupo de agressores, que tinham a cara descoberta, em que estes terão dito que “Não era isto que pretendíamos, o nosso objectivo era falar com os atletas“, cita o Tribuna Expresso.

Bruno tem até amanhã para se demitir

Entretanto, continuam as dúvidas em torno do futuro de Bruno de Carvalho no Sporting. O presidente tem dado sinais de que está a preparar a próxima temporada, como atesta a contratação de Augusto Inácio para o cargo de director-geral do futebol.

Inácio vai assumir “a responsabilidade da gestão plena do futebol profissional do Sporting” e Bruno de Carvalho deixará de se sentar no banco de suplentes, durante os jogos, anunciou o clube em comunicado.

A medida parece pretender apaziguar a tensão com os jogadores, e até afastar as hipóteses de surgirem rescisões unilaterais alegando incompatibilidades com os responsáveis do clube.

Mas a vaga de contestação a Bruno de Carvalho, entre alguns sectores leoninos, continua e o Correio da Manhã avança que o dirigente “tem até quinta-feira para se demitir”. Se não o fizer, “será alvo de um processo disciplinar”, nota o diário.

Certo é que nesta quinta-feira, vai decorrer uma nova reunião dos órgãos sociais do Sporting, depois de o encontro de segunda-feira ter sido inconclusivo, esperando-se mais novidades neste âmbito.

Rui Patrício em retiro espiritual…

A instabilidade directiva mantém também em suspenso o plantel, com muitas especulações de mercado a surgirem. Em Itália, avançava-se na terça-feira que Rui Patrício estaria em Nápoles, a fazer exames médicos para se transferir para o clube.

Porventura para contrariar os rumores, o guarda-redes publicou no seu perfil no Instagram uma imagem no centro espiritual The Ashram Shree Peetha Nilava, na Alemanha, ao lado do guru hindu Swami Vishwananda, que já apoiou Rui Patrício noutras ocasiões.

JUST LOVE #atmakriyayoga

A post shared by Rui Patricio (@rpatricio1) on

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não, por favor não te demitas. E depois vamos rir à conta de quem? Fica, fica, fica, peço-te encarecidamente.

    • Cara Ana Isabel,
      Obrigado pelo reparo.
      Segundo o dicionário a que recorremos em caso de dúvida, encapuçado=encapuzado.

      en·ca·pu·ça·do
      (particípio de encapuçar), adjectivo
      O mesmo que encapuzado.
      en·ca·pu·çar
      verbo transitivo e pronominal
      1. Cobrir ou cobrir-se de capuz. = ENCAPUCHAR, ENCARAPUÇAR
      verbo transitivo
      2. [Figurado] Disfarçar.
      Sinónimo Geral: ENCAPUZAR

RESPONDER

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …

O fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …