Médica demitida após partilhar mensagem de ódio e dados sigilosos de mulher de Lula

Heinrich Aikawa / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia (esq)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia (esq)

Uma médica do hospital de São Paulo onde a ex-primeira-dama brasileira Marisa Letícia esteve internada foi demitida depois de ter partilhado no WhatsApp mensagens de ódio e informações sigilosas acerca da mulher de Lula da Silva.

No passado dia 24 de janeiro, a ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula da Silva, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, que ocorreu no apartamento onde vive em São Paulo.

Marisa Letícia foi transportada para o Hospital Sírio-Libanês, na mesma cidade, onde chegou ainda consciente e foi operada de emergência, tendo ficado internada na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital paulista.

Depois de na passada quarta-feira o quadro clínico da ex-primeira-dama se ter agravado subitamente, esta quinta-feira Marisa Letícia foi declarada morta.

De acordo com o jornal O Globo, poucas horas após o internamento de Marisa Letícia, a médica reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, terá partilhado informações sigilosas acerca do diagnóstico de Marisa Letícia, num grupo de médicos amigos no WhatsApp.

Através do chat da aplicação, a médica terá confirmado que a ex-primeira-dama estava no pronto-socorro com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral hemorrágico de nível 4 na escala Fisher, um dos mais graves. A notícia espalhou-se em outros grupos do WhatsApp.

No dia do internamento de Letícia, o boletim médico divulgado pelo hospital falava em hemorragia cerebral por ruptura de um aneurisma, mas não tinha detalhes do diagnóstico.

A mensagem foi partilhada no grupo ‘MED IX‘, uma referência à turma de estudantes de Medicina de 2009 da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e rapidamente se espalhou em outros grupos de WhatsApp.

De acordo com o Código de Ética Médica brasileiro, os profissionais de saúde não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários de pacientes.

Nas mensagens partilhadas, a médica diz que Marisa ainda não tinha sido levada para a UCI, e um colega de Gabriela Munhoz, médico urologista, comenta: “Ainda bem!“. A médica responde com risos.

Outro médico do grupo, o neurocirurgião Richam Faissal Ellakkis, também comentou o quadro clínico de Marisa Letícia. “Esses fdp vão embolizar ainda por cima“, escreveu.

O procedimento de embolização só é recomendado em pacientes em que a cirurgia pode ser muito arriscada, e implica o estrangulamento de um vaso sanguíneo para diminuir o fluxo de sangue em determinado local.

O Hospital Sírio-Libanês argumenta que a tomografia de Marisa Letícia não foi realizada na sua unidade, e que não é responsável pela divulgação dos dados. Na ocasião, a unidade hospitalar divulgou uma nota afirmando que “zela pela privacidade de seus pacientes”.

Na noite desta quarta-feira, o Hospital enviou uma nota oficial ao jornal O Globo, na qual adianta que a médica reumatologista foi demitida “por causa da partilha de informações sigilosas”, embora não tenha informado a data em que isso aconteceu.

ZAP // Ciberia / O Globo

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o que faz as pessoas servirem-se das novas tecnologias de comunicação para descarregar tudo o que lhes vai na alma seja da sua vida privada seja da vida dos outros, todo este descaramento e libertinagem é bom que comece a ser devidamente punido porque caso contrário a vida privada de cada um começa sem sua autorização a andar nas bocas do mundo e outros lá andam por pura ingenuidade.

  2. Não há duvida que os brasileiros tem um problema grave com Internet – não conseguem evitar de a encher com lixo ou até com com informação sigilosa (como foi o caso), indo contra todos os princípios e ética da profissão!
    Pelos vistos, é um virus que atinge não só o menos letrados, como até os médicos!…

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …