Médica demitida após partilhar mensagem de ódio e dados sigilosos de mulher de Lula

Heinrich Aikawa / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia (esq)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama, Marisa Letícia (esq)

Uma médica do hospital de São Paulo onde a ex-primeira-dama brasileira Marisa Letícia esteve internada foi demitida depois de ter partilhado no WhatsApp mensagens de ódio e informações sigilosas acerca da mulher de Lula da Silva.

No passado dia 24 de janeiro, a ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula da Silva, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, que ocorreu no apartamento onde vive em São Paulo.

Marisa Letícia foi transportada para o Hospital Sírio-Libanês, na mesma cidade, onde chegou ainda consciente e foi operada de emergência, tendo ficado internada na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital paulista.

Depois de na passada quarta-feira o quadro clínico da ex-primeira-dama se ter agravado subitamente, esta quinta-feira Marisa Letícia foi declarada morta.

De acordo com o jornal O Globo, poucas horas após o internamento de Marisa Letícia, a médica reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, terá partilhado informações sigilosas acerca do diagnóstico de Marisa Letícia, num grupo de médicos amigos no WhatsApp.

Através do chat da aplicação, a médica terá confirmado que a ex-primeira-dama estava no pronto-socorro com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral hemorrágico de nível 4 na escala Fisher, um dos mais graves. A notícia espalhou-se em outros grupos do WhatsApp.

No dia do internamento de Letícia, o boletim médico divulgado pelo hospital falava em hemorragia cerebral por ruptura de um aneurisma, mas não tinha detalhes do diagnóstico.

A mensagem foi partilhada no grupo ‘MED IX‘, uma referência à turma de estudantes de Medicina de 2009 da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e rapidamente se espalhou em outros grupos de WhatsApp.

De acordo com o Código de Ética Médica brasileiro, os profissionais de saúde não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários de pacientes.

Nas mensagens partilhadas, a médica diz que Marisa ainda não tinha sido levada para a UCI, e um colega de Gabriela Munhoz, médico urologista, comenta: “Ainda bem!“. A médica responde com risos.

Outro médico do grupo, o neurocirurgião Richam Faissal Ellakkis, também comentou o quadro clínico de Marisa Letícia. “Esses fdp vão embolizar ainda por cima“, escreveu.

O procedimento de embolização só é recomendado em pacientes em que a cirurgia pode ser muito arriscada, e implica o estrangulamento de um vaso sanguíneo para diminuir o fluxo de sangue em determinado local.

O Hospital Sírio-Libanês argumenta que a tomografia de Marisa Letícia não foi realizada na sua unidade, e que não é responsável pela divulgação dos dados. Na ocasião, a unidade hospitalar divulgou uma nota afirmando que “zela pela privacidade de seus pacientes”.

Na noite desta quarta-feira, o Hospital enviou uma nota oficial ao jornal O Globo, na qual adianta que a médica reumatologista foi demitida “por causa da partilha de informações sigilosas”, embora não tenha informado a data em que isso aconteceu.

ZAP // Ciberia / O Globo

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o que faz as pessoas servirem-se das novas tecnologias de comunicação para descarregar tudo o que lhes vai na alma seja da sua vida privada seja da vida dos outros, todo este descaramento e libertinagem é bom que comece a ser devidamente punido porque caso contrário a vida privada de cada um começa sem sua autorização a andar nas bocas do mundo e outros lá andam por pura ingenuidade.

  2. Não há duvida que os brasileiros tem um problema grave com Internet – não conseguem evitar de a encher com lixo ou até com com informação sigilosa (como foi o caso), indo contra todos os princípios e ética da profissão!
    Pelos vistos, é um virus que atinge não só o menos letrados, como até os médicos!…

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …