Medalha de homem atingido por 5 balas para salvar Hitler leiloada por 40 mil euros

Hansons Auctioneers

Antes e depois de se tornar na principal figura da Alemanha, entre 1933 e 1945, Adolf Hitler foi alvo de várias tentativas de assassínio.

Numa delas, Ulrich Graf salvou-lhe a vida ao apanhar com cinco balas que tinham como destino o líder do Partido Nazi. Foi condecorado por isso e agora a medalha foi vendida, em leilão, por 40 mil euros.

Em 1923, a Alemanha vivia um período conturbado. O fim da I Guerra Mundial, em 1918, abriu caminho a uma das maiores crises económicas da história do país. O nazismo começou, assim, a surgir como uma tentativa desesperada de a resolver, vendo crescer igualmente o seu impulsionador, o austríaco Adolf Hitler.

Influenciado pelos fascismo que crescia em Itália, onde Mussolini ocupava o lugar de líder autoritário, Hitler decidiu realizar um golpe em Baviera com a intenção de alcançar, de forma progressiva, o poder em Berlim.

O Ministério da Defesa foi o seu principal alvo. As forças nazis uniram-se em direção à capital da região, Munique, mas rapidamente foram confrontados por vários polícias. Foi aí que os atos de Ulrich Graf fizeram diferença na história do mundo.

Adolf Hitler podia ter morrido logo ali, mas Graf, membro do Partido Nazi e parte da equipa de segurança do futuro Führer, protegeu o líder e foi atingido com cinco tiros. O tiroteio durou apenas alguns segundos, mas provocou a morte de cerca de 20 pessoas.

O guarda-costas acabou por sair com vida e Hitler foi preso. Anos mais tarde, já com o regime nazi plenamente implantado na Alemanha, Ulrich Graf foi condecorado com a medalha da Ordem de Sangue, que agora foi leiloada por 40 mil euros.

Com a derrota nazi, Graf foi preso e condenado a cinco anos num campo de trabalho. No entanto, morreu em 1950. De acordo com a BBC, a medalha chegou às mãos de Adrian Stevenson, o responsável pela venda, pois a família de Graf decidiu desfazer-se de todos os pertencentes nazis do segurança após a sua morte, em 1950.

“O que Graz fez mudou o curso da história. O seu nome desvaneceu-se no escuro desde então, mas é conhecido no mercado dos colecionadores2, assegurou Adrian Stevenson, especialista em objetos militares da Hansons Auctioneers, que leiloou a medalha, em comunicado.

O leilão está a gerar alguma polémica, já que “alguns países, como a França, proíbem a venda de relíquias do Terceiro Reich”, esclarece o responsável. Ainda assim, a venda por 40 mil euros constitui um recorde para condecorações deste tipo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que não há ninguém que queira comprar “Documentos acerca do conflito com a Jugoslávia e a Grécia”, um conjunto de 142 documentos que retratam o conflito do III REICH com esses dois países, publicado em português em 1945, para mais num momento em que a Grécia procura obter da Alemanha indemnizações. Quem sabe se não é ao contrário?

  2. Reparo na insistência com que se fala em nazismo e nazis, como se fossem políticas de um outro mundo. Nacional-Socialismo, nacionais-socialistas, pode dar mais trabalho a escrever mas é a verdade que se pretende esconder. Como os comunistas chamam aos socialistas: – social-fascistas. É tudo uma guerra entre irmãos, uns piores, outros maus, mas sempre canalha reles, da mais rasteira, da mais despudorada, sempre uns piores que os outros.

RESPONDER

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …