Meco: processo reaberto e João Gouveia constituído arguido

ejbSF / Flickr

-

O processo relativo ao caso Meco foi esta quarta-feira reaberto pelo juiz de instrução criminal de Setúbal. O juiz de instrução criminal constituiu como arguido João Gouveia, o único sobrevivente da tragédia da praia do Meco, que provocou a morte a seis jovens estudantes em dezembro do ano passado.

Uma nota do Ministério Público, refere que foi notificado de despacho do juiz de instrução da comarca de Setúbal para abertura da instrução e que “o juiz de instrução criminal determinou também que se procedesse à constituição e interrogatório como arguido (com prestação de termo de identidade e residência) relativamente ao indivíduo contra qual foi requerida a abertura de instrução”, numa referência ao ex-Dux da Lusófona, João Gouveia, o único sobrevivente da tragédia do Meco.

joaomiguel.gouveia.1/facebook

João Miguel Gouveia

João Miguel Gouveia

O processo judicial instaurado na sequência da morte de seis alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, que se encontravam na praia do Meco, no concelho de Sesimbra, tinha sido arquivado pelo Procurador do Ministério Público do Tribunal da Almada, que considerou não haver indícios de crime.

O advogado das famílias dos seis jovens, Vítor Parente Ribeiro, decidiu, no entanto, pedir a abertura de instrução, pretensão que foi acolhida por um juiz do Tribunal de Setúbal.

Os familiares dos seis jovens afirmam-se convictos de que a investigação sobre o caso “ficou pela rama” e dizem ter muitas dúvidas quanto à versão contada por João Gouveia, segundo a qual o grupo de universitários terá sido surpreendido e arrastado por uma onda quando se encontravam à beira-mar numa praia do Meco, na madrugada de 15 de dezembro.

“A reabertura do processo é uma forma que o nosso advogado tem de inquirir o João Gouveia, (único sobrevivente), que deverá ser constituído arguido. Poderá ser uma forma de chegarmos a verdade”, disse à Lusa António Soares, pai de uma das vítimas da tragédia de 15 de dezembro que ceifou a vida a seis estudantes da Universidade Lusófona.

Novas perícias ao traje do Dux

Entretanto, o traje académico que João Gouveia vestia na noite em os colegas morreram no mar vai ser submetido a novas perícias, adiantou Vitor Parente Ribeiro ao jornal SOL.

Esta foi uma das diligências aprovadas pelo juiz de instrução criminal de Setúbal que reabriu o processo.

O novo teste solicitado pelas famílias ao vestuário do dux passará por uma análise à presença de algas unicelulares encontradas em praticamente todas as águas, sendo conhecido tecnicamente como ‘exame forense de cultura diatomácea’.

O objectivo, alegam as famílias, é “demonstrar que a roupa entregue pelo arguido nunca esteve em contacto com a água do mar da Praia do Moinho de Baixo no Meco”.

ZAP  / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre a reabertura do processo da tragégia de 15 de Dezembro na Praia do Meco:
    De louvar as diligências das famílias das vítimas e do advogado das mesmas.
    Porque é importante que quem partiu descanse em paz.
    Porque é importante que as famílias possam sair desse pesadelo para fazerem o seu luto.
    Porque é importante a resolução deste assunto com determinação e clareza, seja qual for o desfecho.

  2. Seria bom que este Dux malhasse com os ossos na prisão e enfrentasse la a praxe dos novatos, que consiste em arrear as calças e enfrentar uma fila de dez matulões.

  3. Estas historia das praxes mete nojo gente dita tão culta a humilhar outros não passa de uma palhaçada com apoio das autoridades, sim apoio das autoridades em Beja ainda este mes fecharam praticamente o acesso principal ao Hospital para esses meninos desfilarem avenida abaixo, pena o Inem não ter que sair para ir socorrer a mãe de um desses organizadores e não poder e a mesma morrer. É uma vergonha a escolta policial para demorarem mais de 20 minutos a descer essa mesmo avenida congestionando todo o transito de uma artéria principal. Como isso é possível estamos a falar da avenida principal de acesso a um Hospital. Tenha vergonha na cara.

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …