Senador John McCain suspende tratamento contra cancro no cérebro

cindymccain / Twitter

O senador republicano John McCain

O senador e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos John McCain decidiu suspender o tratamento contra um cancro no cérebro que o afastou da política nos últimos meses.

“Com a sua força de vontade habitual, John optou agora por interromper o tratamento médico”, afirmou a família de McCain esta sexta-feira, em comunicado.

Os familiares explicaram que McCain “superou as expectativas de sobrevivência no último ano, mas que o progresso da doença e o avanço inexorável da sua idade deram o seu veredicto”. A família agradeceu “imensamente” o apoio e a amabilidade dos enfermeiros e médicos que tem cuidado dele, e o afecto de “muitos amigos e parceiros”.

Por sua vez, a esposa do senador, Cindy McCain, dedicou-lhe também algumas palavras na sua conta do Twitter: “Amo o meu marido com todo o meu coração. Deus abençoe todos os que cuidaram dele, e que se têm preocupado com o meu marido durante este processo”.

Em entrevista à emissora “CBS”, McCain afirmou há quase um ano que o cancro cerebral de que sofre “é muito, muito grave” e que os médicos lhe disseram na altura que o diagnóstico era “muito mau”.

Apesar dos esforços médicos do último ano, tudo indica que a saúde do senador, rival do ex-presidente Barack Obama nas eleições de 2008, não melhora, pelo que o seu círculo mais próximo está a preparar-se agora para a sua eventual morte.

O político, de 81 anos, foi diagnosticado com um tipo agressivo de cancro o ano passado, e recebeu tratamento no seu estado de origem, o Arizona. Apesar da doença, o senador continuou durante meses a trabalhar, com a ajuda da sua equipa, em Washington.

Ao longo de seu carreira militar, McCain combateu na guerra do Vietname, durante a qual foi feito prisioneiro durante cinco anos – tendo sido torturado pelas forças vietnamitas.

No passado mês de maio, o jornal The New York Times revelou que o histórico congressista republicano deu instruções às pessoas mais próximas para que o presidente dos EUA, Donald Trump, não vá ao seu funeral e que, em vez dele, vá o vice-presidente, Mike Pence.

Desde sua chegada à Casa Branca, a relação de McCain com Trump foi muito tensa, já que o influente senador não vê com bons olhos muitas das políticas do presidente – particularmente, a sua forma de lidar com as relações internacionais.

Um dos episódios mais tensos entre ambos aconteceu com a tentativa de reversão da reforma da saúde impulsionada por Obama, altura em que McCain votou contra os esforços republicanos, promovidos por Trump, para acabar com o famoso Obamacare sem nenhum tipo de sistema de saúde que o substituísse.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …

Conselho das Finanças Públicas "muito preocupado" com impacto de despesas como a TAP

Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho das Finanças Públicas, está convicta de que a recuperação "não vai permitir ter nos próximos anos o que tínhamos em 2019". A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral, …

Agência de rating espanhola baixa perspetiva de Portugal de "estável" para "negativa"

A agência de notação financeira espanhola Axesor manteve a classificação não solicitada de Portugal em "BBB+", mas baixou a perspetiva de "estável" para "negativa". A agência de notação financeira espanhola Axesor manteve, esta segunda-feira, a classificação …

BE diz que orientações para próximo ano letivo "não são suficientes"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) considerou nesta segunda-feira que as orientações do Governo para o funcionamento das escolas no próximo ano letivo "não são suficientes" e apelou a que sejam encontradas "alternativas para …

Von der Leyen grava mensagem de apoio a partido croata. Comissão "assume erros", mas não lamenta

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, está a ser criticada por ter gravado um vídeo com uma mensagem de apoio ao primeiro-ministro croata, para as eleições do passado domingo. Ursula von der Leyen, …