McCain deixou uma farpa a Trump, um elogio a Obama e uma mensagem de esperança

Philipp Guelland / EPA

O senador John McCain

O senador John McCain morreu este sábado, mas deixou uma carta de despedida aos norte-americanos com um recado para Donald Trump e um elogio a Barack Obama.

Na carta de despedida do senador norte-americano, John McCain despediu-se dos “compatriotas” da “mais incrível república do mundo”. A missiva foi divulgada esta segunda-feira por um dos seus colaboradores, Rick Davis, avançou o Observador.

A maior parte das palavras de McCain são direcionadas aos seus “compatriotas” norte-americanos, a que pediu para não desesperarem “perante as dificuldades dos dias de hoje”, porque “nada é inevitável”. “Os americanos nunca desistem, nunca se rendem, nunca se escondem da história”. Pelo contrário, “fazem história”, escreveu o veterano de guerra.

John McCain relembra o “orgulho americano” com o qual viveu e morreu, elogiando os grandes “valores” que fazem dos Estados Unidos da América “uma nação de valores, e não de sangue e solo”.

“Tornámo-nos uma bênção para a humanidade quando defendemos e fizemos avançar esses ideais, em casa e pelo mundo. Ajudámos a libertar mais pessoas da tirania e da pobreza do que qualquer outro país no mundo em qualquer era da história”, disse.

No entanto, logo depois acrescentou que, durante esse processo, os EUA prosperaram e “adquiriram poder”, um poder que ultimamente foi confundido com outra coisa. É aqui que surge a farpa a Donald Trump. Para McCain, “quando confundimos patriotismo com rivalidades tribais que espalham o ódio, o ressentimento e a violência”, estamos a “enfraquecer a nossa grandeza”.

É preciso que o povo norte-americano se una, apela o senador, que mantém a esperança de que os norte-americanos consigam “sair destes tempos complicados mais fortes do que antes”.

Já muito perto do fim da missiva, o senador, que faleceu aos 81 anos, faz referência ao combate que travou em 2008 frente a Barack Obama – e que perdeu. Foi “um privilégio”, disse, acrescentando que a noite da derrota foi uma das noites em que mais sentiu a “fé inabalável dos americanos”.

“Há dez anos, tive o privilégio de assumir a minha derrota na eleição para presidente dos EUA. Quero terminar esta carta de despedida falando da fé inabalável que senti nos americanos de forma tão poderosa naquela noite. E que ainda sinto hoje”, escreveu.

“Não desesperem”, pediu. “Adeus, compatriotas. Deus vos abençoe e Deus abençoe a América”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. …hum !!! olhem que não… isto é propaganda ronhosa aqui dos jornaleiros !!! a mim parece-me mesmo que a piadola é para o Barac Obama… lol…lol… se o facciosismo matasse, aí a redacção, já tinha ido desta para melhor…vão dar banho ao cão… lol…lol…

  2. Não foi Obama que foi recentemente a África do Sul apoiar o seu presidente que está a extrair propriedades dos brancos (e a promover as suas mortes), claramente usando o tom de pele e o tribalismo como métrica das suas decisões?

    Mas para os globalistas a injustiça, separatismo e racismo só tem uma via.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …