Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Andreu Dalmau / EPA

Mossos d’Esquadra patrulha as ruas de Barcelona após o atentado

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem dar voz ao medo, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se lhe dirigiam com facas, machados, machetes, cutelos e sacholas em punho.

Quatro dos cinco terroristas responsáveis pelo atentado da madrugada desta sexta-feira em Cambrils, na Catalunha, foram abatidos pela mesma agente dos Mossos d’Esquadra, a polícia catalã.

Segundo a agência EFE, a polícia disparou contra os atacantes quando estes saíram do carro e se dirigiram à agente empunhando facas, machados, machetes, cutelos e sacholas.

Eram cinco os terroristas que, dentro de um Audi A3, conduziam a alta velocidade no passeio marítimo de Cambrils, uma zona de praia em Tarragona, a 100 km de Barcelona.

Depois de tentarem atropelar várias pessoas (três civis ficaram feridos, um dos quais uma mulher, morreu), o carro investiu contra um veículo da polícia que o tentava bloquear, provocando feridas a um agente numa perna e na cabeça. Mais dois polícias ficaram feridos.

Foi então que os atacantes saíram do carro com armas brancas e o que se sabe serem agora cintos de explosivos falsos, em direção a outra agente, que não hesitou e acabou por abater os quatro terroristas.

O chefe da polícia dos Mossos, Josep Lluis Trapero, confirmou que “um só agente abateu quatro dos terroristas de Cambrils” e explicou que está a receber apoio psicológico. “Matar quatro pessoas, mesmo que sejas um profissional, não é fácil de digerir“.

O quinto terrorista começou a correr na direção de Salou, a zona balnear mais conhecida de Tarragona, empunhando uma faca. Foi intercetado por agentes à paisana, que dispararam para o ar para o tentar parar. Como não se entregou nem largou a arma, foi também abatido.

Estes terroristas envolvidos no atentado de Cambrils pertenceriam à mesma célula que levou a cabo o atentado nas Ramblas, em Barcelona.

“Mãe de satanás” indicia que preparavam ataque maior

Neste momento, há dúvidas se esta célula terrorista já foi ou não desmantelada. As autoridades acreditam que a sua base de operações era a vivenda que explodiu em Alcanar, Tarragona, antes do atentado de Barcelona, e onde foram encontrados vestígios de triperóxido de triacetona (TATP), um explosivo conhecido como “a mãe de Satanás”.

O El País revela este dado notando que a detecção deste explosivo “reforça a tese de que o grupo terrorista tinha planos para cometer atentados de maior alcance“.

Composto por acetona, água oxigenada e ácido sulfúrico, o TATP tem sido usado por elementos ligados ao Daesh em vários atentados na Europa.

A CNN realça que o explosivo foi também usado nos atentados de Paris em Novembro de 2015, nos ataques de Bruxelas em Março de 2016, na explosão de Manchester em Maio passado, e numa tentativa de ataque falhado em Bruxelas em Junho deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A localidade é Tarragona e não Terragona; o veículo era um Audi A3 e não um Audi 3; a quantidade de vírgulas fora de sítio ou desnecessárias é brutal…

  2. Mulher valente!
    Mas pergunto o que estavam a fazer estes terroristas em Espanha. Como foi possível dar acolhimento a estes assassinos? A mesma pergunta é extensível a todos os países da UE.

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …