Matos Fernandes em isolamento profilático após contacto com infetado

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, encontra-se em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19 numa reunião de trabalho.

O Jornal de Notícias avançou a informação esta quinta-feira, que foi confirmada pelo gabinete do governante.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Transição Energética, vai estar em isolamento profilático até ao próximo dia 19 de janeiro, terça-feira, por um contacto de risco, segundo as instruções das autoridades de saúde.

O ministro já tinha estado em isolamento profilático em meados de outubro por contacto com o ministro da Ciência, Manuel Heitor, que testou positivo para SARS-CoV-2. Na altura, todo o Governo foi testado de emergência e todos os resultados deram negativo.

Marcelo está em “auto-vigilância passiva”

Após vários resultdos diferentes nos testes à covid-19, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não está em isolamento profilático, mas em “isolamento voluntário ativo”

Em declarações ao semanário Expresso, o chefe de Estado acusou as autoridades de Saúde de “demora” e “indefinição” na forma como nos últimos dois dias geriram as suspeitas sobre o seu estado de saúde e eventual contágio com o vírus covid 19.

“Demoraram muito tempo e deixaram uma indefinição muito grande”, afirmou Marcelo, explicando que, afinal, não está em isolamento profilático mas em “isolamento voluntário ativo”.

A ARS Lisboa aconselhou o Presidente, considerado agora um caso “de baixo risco”, a evitar aglomerações de pessoas.

 

Numa nota, pode ler-se que “o Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo confirmou ontem [terça-feira], perto da meia- noite, que o Presidente da República “após avaliação de risco, foi considerado como tendo tido exposição de baixo risco”, podendo retomar a atividade, mas ficando em “vigilância passiva durante 14 dias”, o que significa, designadamente, “não frequentar locais com aglomerações de pessoas”.

Na quarta-feira da semana passada, o assessor de imprensa de Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo para a covid-19. O Presidente fez um teste, que deu negativo, e teve autorização para participar, no mesmo dia à noite, num debate televisivo com André Ventura.

Durante a semana, Marcelo continuou a ter vários debates com outros candidatos presidenciais, que viram as suas campanhas suspensas depois de se saber que o Presidente tinha testado positivo à covid-19 na noite de segunda-feira.

Após o teste positivo de segunda-feira, o segundo teste de Marcelo foi negativo, segundo uma nota no site da presidência. Depois, voltou a testar negativo no terceiro teste desde segunda-feira.

Na terça-feira, Marcelo marcou presença por videoconferência na reunião entre especialistas, membros do Governo e parceiros sociais no Infarmed e no debate televisivo com os restantes candidatos a Belém.

Maria Campos, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.