Mário Ferreira organizou almoço entre Gouveia e Melo e André Ventura

1

MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

O Almirante Henrique Gouveia e Melo durante a apresentação oficial da sua candidatura à Presidência da República, Lisboa, 29 de maio de 2025

O almoço, que teve lugar no fim de agosto, teve como objetivo debater temas de interesse comum entre o Almirante e André Ventura.

Mário Ferreira, empresário e financiador da campanha presidencial de Henrique Gouveia e Melo, foi o anfitrião de um almoço político discreto que juntou o ex-chefe do Estado-Maior da Armada e o líder do Chega, André Ventura.

O encontro, que decorreu no final de agosto na Quinta da Carlota, em Torres Vedras, foi revelado pelo Público e teve como objetivo proporcionar uma conversa sobre “assuntos de interesse comum” entre o candidato presidencial e o líder do Chega.

O empresário da Douro Azul, que detém também a TVI e a CNN Portugal, não se encontra em território nacional e não prestou declarações sobre o encontro. Ventura também não respondeu aos contactos do jornal, enquanto Gouveia e Melo, através de um assessor, limitou-se a dizer que não comentava.

A aproximação entre Ventura e Gouveia e Melo não é inédita. Em maio, numa entrevista televisiva, o líder do Chega não excluiu apoiar uma candidatura independente com perfil forte e anticorrupção, embora tenha descartado nomes como Marques Mendes. Um ano antes, Ventura chegou mesmo a declarar entusiasmo pela hipótese de apoiar Gouveia e Melo ou Pedro Passos Coelho.

No entanto, em finais de 2024, Ventura mudou de posição e anunciou que o seu partido teria candidato próprio às presidenciais. A sua própria candidatura chegou a ser marcada para 28 de fevereiro no Mosteiro dos Jerónimos, mas foi cancelada devido ao caso Spinumviva, sendo substituída por um vídeo. Mais tarde, com a convocação de eleições legislativas antecipadas, Ventura desistiu em definitivo.

Agora, a poucos dias de um Conselho Nacional do Chega, volta a ganhar força a hipótese de Ventura regressar à corrida presidencial. O líder do partido tem deixado várias mensagens públicas que apontam nesse sentido, mas ainda sem estar nada confirmado.

O episódio adensa as especulações em torno das alianças e apoios na corrida a Belém, que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.

ZAP //

1 Comment

  1. Olha que 3!!!

    O líder das ovelhas, o pau mandado e o mandão.

    Vá, vão lá balir e votar no pau mandado como bons carneiros que são!

    Depois não se queixem que os vossos cordeiros são mandados para o matadouro, onde a NATO quiser, como disse o pau-mandado!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.