“Matem todos os habitantes”: russo ordena execuções de civis em Lugansk

7

Ministério da Defesa da Rússia / EPA

Oficial Oleg Igorevych Rudakov apanhado em vídeo a ordenar a execução e a tortura de civis. A ordem era clara: “eliminar” os habitantes.

As forças ucranianas dizem que têm provas chocantes de crimes de guerra russos na região de Lugansk, incluindo imagens de vídeo que mostram o oficial russo Oleg Igorevych Rudakov a ordenar a execução e tortura de civis.

A investigação, conduzida pela 3.ª Brigada de Assalto das Forças Armadas da Ucrânia, revela ataques deliberados contra habitantes locais por parte de soldados russos posicionados perto da linha da frente.

As imagens de vídeo perturbadoras, recuperadas do telemóvel de um soldado russo capturado, mostram Rudakov a ordenar à sua unidade que “elimine” a população civil, cita o Kyiv Post.

Rudakov diz aos seus soldados para dispararem contra veículos locais, matarem civis e detê-los sob condições brutais.

As ordens foram emitidas durante a ocupação russa de Nevske, em Lugansk.

Transmissões de rádio intercetadas corroboram esta descoberta.

Rudakov, alegadamente um reincidente com um historial de comportamentos criminais, está desaparecido desde outubro de 2024, de acordo com registos militares russos.

As forças ucranianas contactaram o pai do oficial, que confirmou o desaparecimento do filho após a sua deslocação para uma nova zona na Ucrânia.

A 3.ª Brigada de Assalto submeteu as provas recolhidas, incluindo vídeos e comunicações intercetadas, para serem usadas em investigações internacionais de crimes de guerra.

O caso, avisa o jornal, é mais um exemplo das contínuas violações do direito humanitário internacional pelas forças russas.

Em novembro passado, dois civis foram mortos e outro ficou ferido em Toretsk, na região de Donetsk, quando tropas russas dispararam numa área residencial.

As autoridades ucranianas e organismos internacionais estão a investigar estes incidentes para responsabilizar os culpados; e este vídeo poderá ter um papel crucial na condenação dos crimes de guerra russos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. Cada um é livre de publicar as mentiras que quiser, mas quem as lê deve ter a inteligência de perceber que está a ser enganado, e porquê.

    1
    7
    • Não podia cá faltar o putinista encartado a defender o indefensável.
      Mas por que raio não vai morar para a Rússia e nos deixa em paz?
      Faz mais falta uma viola num enterro do que o Cardoso putinista neste espaço.

    • Nuno,
      Burro velho não aprende.
      Você devia ter vergonha de só apoiar escumalha assassina.
      Tire essas palas comunistas, ainda não percebeu porque são uma raça em vias de extinção? Por pessoas como você!!

  2. E os Russos preocupadissimos com as investigação de crimes de guerra….. eles próprios já limparam o sebo ao Oleg Igorevych Rudakov….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.