Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19.

O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e novas regras para o país gerir o combate à pandemia de covid-19 quando estiver completa a vacinação de “todos com mais de 60 anos”.

De acordo com o Público, coube a Raquel Duarte, da Administração Regional de Saúde do ​Norte e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), traçar as linhas para o futuro.

A proposta de plano da pneumologista, que foi entregue esta semana e que envolveu o matemático Óscar Felgueiras e especialistas de várias áreas do conhecimento, servirá de base à estratégia do Executivo para os próximos meses.

A especialista adiantou ao diário que a vacinação tem de se manter no ritmo atual e a testagem maciça e o cumprimento, na generalidade, das medidas individuais têm de continuar a acontecer.

Os peritos admitem o alívio de algumas medidas ao longo do tempo, mas dizem que algumas restrições vieram mesmo para ficar. É o caso do uso de máscara e da prática do distanciamento físico, que vão continuar a ser “fundamentais” para o sucesso desta nova fase.

Ainda assim, os especialistas admitem a possibilidade da dispensa da utilização da máscara em contextos específicos para quem já foi totalmente vacinado (pessoa que recebeu duas doses da vacina há mais de 14 dias).

“A utilização da máscara vai manter-se, mas é evidente que já se prevê que em alguns contextos para populações vacinadas possa não ser necessário o seu uso”, revelou Raquel Duarte.

“Tem de existir sempre uma avaliação de risco que tem de ter em conta não só a vacinação, mas também a idade, as comorbilidades e até o contexto em questão. E, mais uma vez, é proposta essa avaliação de risco no documento”, acrescentou.

No fundo, é necessário ter em conta vários fatores, como a vacinação, a testagem, as variantes, os internamentos e ainda as infeções nos mais jovens.

Apesar disso, será necessário criar oportunidades para a população poder socializar em segurança. Raquel Duarte disse ao Público que a proposta entregue visa um aumento da liberdade a “conta-gotas”.

“Há vontade de socializar e de voltar à vida normal. É inevitável que ocorra uma intensificação dos contactos, mas é importante que isso seja feito em segurança. Se forem criadas essas oportunidades, será sempre benéfico. Avizinha-se o verão, o bom tempo. Vamos ter que planear essas atividades”, adiantou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fico um pouco preplexo e céptico quanto ao poder deixar de ser obrigatório o uso de máscara nos contextos referidos enquanto não houver certezas mais concretas sobre quem já foi vacinado e contrair a doença poder ou não ser um agente transmissor. Isto porque a faixa etária mais nova normalmente tem a tendência de se libertar de responsabilidades e obrigações. Talvez fosse aconselhável até alguma penalização para quem não venha a observar com responsabilidade as medidas que vierem a ser julgadas imprescindíveis. Vejamos o que está acontecendo em França e EUA…

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …