Máscaras FFP1 e FFP2 chegam para todos mesmo que se tornem obrigatórias. Procura já disparou

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) garante que, ao contrário do que aconteceu no início da pandemia, agora é possível alargar o uso de máscaras cirúrgicas simples (FFP1) ou mesmo daquelas que são ainda mais seguras (FFP2) à generalidade da população.

Ao longo dos últimos dias vários países europeus têm avançado com a proibição das chamadas máscaras sociais – também conhecidas como comunitárias ou de tecido – em inúmeros locais públicos, obrigando ao uso das FFP1 ou mesmo das FFP2.

O presidente da ADIFA, Nuno Cardoso, disse à TSF que se Portugal seguir o mesmo caminho, e optar pela obrigatoriedade do uso destas máscaras, não se antecipam problemas de abastecimento do mercado português, por isso não há “razão para alarme”, apesar de admitir que “com a pandemia as situações tornaram-se muito dinâmicas”.

“Consultámos os nossos associados para perceber se haveria limitações nos processos de compra ou nos stocks existentes e, tanto nas FFP1 como nas FFP2, não se antecipam problemas, nesta fase”, refere Nuno Cardoso.

Relativamente aos preços que dispararam quando o coronavírus chegou a Portugal, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos detalha que não há razões para se pensar que o mesmo pode voltar a acontecer pois já não se verifica nem se prevê que venha a existir uma “procura muito, muito superior à oferta”.

As máscaras cirúrgicas vêm de vários países do mundo e algumas também são produzidas em Portugal, pelo que se passarem a ser obrigatórias isso não será um problema, afirma o representante deste setor da atividade económica.

O JN avança que o aumento que já se sente na compra de FFP2 levou alguns fornecedores a terem ruturas de stock deste tipo de máscaras, mas a situação deverá ser normalizada em breve.

Já o Jornal de Negócios acrescenta que, sem esperar pelas orientações das autoridades de saúde, várias grandes empresas portuguesas passaram, nos últimos dias, a fornecer aos trabalhadores estas mesmas máscaras com maior capacidade de filtragem. Sem conseguir dar resposta a todos os clientes, várias indústrias já se estão a preparar para investir,  contratar e reforçar a capacidade industrial.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se calhar não… até porque pode ser o gajo que forneceu as golas supostamente contra os incêndios a vendê-las agora. Isto é tudo a roubar…

  1. As nossas fábricas que se reconverteram para fabricar máscaras reutilizáveis e certificadas pelo CITEVE, ninguém quer saber disso para nada. Preferem estas coisas importadas na sua grande maioria.

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …