Máscaras FFP1 e FFP2 chegam para todos mesmo que se tornem obrigatórias. Procura já disparou

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) garante que, ao contrário do que aconteceu no início da pandemia, agora é possível alargar o uso de máscaras cirúrgicas simples (FFP1) ou mesmo daquelas que são ainda mais seguras (FFP2) à generalidade da população.

Ao longo dos últimos dias vários países europeus têm avançado com a proibição das chamadas máscaras sociais – também conhecidas como comunitárias ou de tecido – em inúmeros locais públicos, obrigando ao uso das FFP1 ou mesmo das FFP2.

O presidente da ADIFA, Nuno Cardoso, disse à TSF que se Portugal seguir o mesmo caminho, e optar pela obrigatoriedade do uso destas máscaras, não se antecipam problemas de abastecimento do mercado português, por isso não há “razão para alarme”, apesar de admitir que “com a pandemia as situações tornaram-se muito dinâmicas”.



“Consultámos os nossos associados para perceber se haveria limitações nos processos de compra ou nos stocks existentes e, tanto nas FFP1 como nas FFP2, não se antecipam problemas, nesta fase”, refere Nuno Cardoso.

Relativamente aos preços que dispararam quando o coronavírus chegou a Portugal, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos detalha que não há razões para se pensar que o mesmo pode voltar a acontecer pois já não se verifica nem se prevê que venha a existir uma “procura muito, muito superior à oferta”.

As máscaras cirúrgicas vêm de vários países do mundo e algumas também são produzidas em Portugal, pelo que se passarem a ser obrigatórias isso não será um problema, afirma o representante deste setor da atividade económica.

O JN avança que o aumento que já se sente na compra de FFP2 levou alguns fornecedores a terem ruturas de stock deste tipo de máscaras, mas a situação deverá ser normalizada em breve.

Já o Jornal de Negócios acrescenta que, sem esperar pelas orientações das autoridades de saúde, várias grandes empresas portuguesas passaram, nos últimos dias, a fornecer aos trabalhadores estas mesmas máscaras com maior capacidade de filtragem. Sem conseguir dar resposta a todos os clientes, várias indústrias já se estão a preparar para investir, contratar e reforçar a capacidade industrial.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se calhar não… até porque pode ser o gajo que forneceu as golas supostamente contra os incêndios a vendê-las agora. Isto é tudo a roubar…

  1. As nossas fábricas que se reconverteram para fabricar máscaras reutilizáveis e certificadas pelo CITEVE, ninguém quer saber disso para nada. Preferem estas coisas importadas na sua grande maioria.

RESPONDER

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …