Máscaras FFP1 e FFP2 chegam para todos mesmo que se tornem obrigatórias. Procura já disparou

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) garante que, ao contrário do que aconteceu no início da pandemia, agora é possível alargar o uso de máscaras cirúrgicas simples (FFP1) ou mesmo daquelas que são ainda mais seguras (FFP2) à generalidade da população.

Ao longo dos últimos dias vários países europeus têm avançado com a proibição das chamadas máscaras sociais – também conhecidas como comunitárias ou de tecido – em inúmeros locais públicos, obrigando ao uso das FFP1 ou mesmo das FFP2.

O presidente da ADIFA, Nuno Cardoso, disse à TSF que se Portugal seguir o mesmo caminho, e optar pela obrigatoriedade do uso destas máscaras, não se antecipam problemas de abastecimento do mercado português, por isso não há “razão para alarme”, apesar de admitir que “com a pandemia as situações tornaram-se muito dinâmicas”.



“Consultámos os nossos associados para perceber se haveria limitações nos processos de compra ou nos stocks existentes e, tanto nas FFP1 como nas FFP2, não se antecipam problemas, nesta fase”, refere Nuno Cardoso.

Relativamente aos preços que dispararam quando o coronavírus chegou a Portugal, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos detalha que não há razões para se pensar que o mesmo pode voltar a acontecer pois já não se verifica nem se prevê que venha a existir uma “procura muito, muito superior à oferta”.

As máscaras cirúrgicas vêm de vários países do mundo e algumas também são produzidas em Portugal, pelo que se passarem a ser obrigatórias isso não será um problema, afirma o representante deste setor da atividade económica.

O JN avança que o aumento que já se sente na compra de FFP2 levou alguns fornecedores a terem ruturas de stock deste tipo de máscaras, mas a situação deverá ser normalizada em breve.

Já o Jornal de Negócios acrescenta que, sem esperar pelas orientações das autoridades de saúde, várias grandes empresas portuguesas passaram, nos últimos dias, a fornecer aos trabalhadores estas mesmas máscaras com maior capacidade de filtragem. Sem conseguir dar resposta a todos os clientes, várias indústrias já se estão a preparar para investir,  contratar e reforçar a capacidade industrial.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se calhar não… até porque pode ser o gajo que forneceu as golas supostamente contra os incêndios a vendê-las agora. Isto é tudo a roubar…

  1. As nossas fábricas que se reconverteram para fabricar máscaras reutilizáveis e certificadas pelo CITEVE, ninguém quer saber disso para nada. Preferem estas coisas importadas na sua grande maioria.

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …