Depois da sondagem da Aximage, revelada na segunda-feira, é a vez da Intercampus demonstrar que a imagem de António Costa já não está nos máximos e que a ministra preferida dos portugueses é Marta Temido.
Agora que Mário Centeno já não integra o plantel de António Costa, os portugueses têm um novo ministro favorito. Marta Temido assume a liderança na nova sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, reunindo 20,2% das preferências.
Se a crise sanitária e a consequente ação da governante a fizeram chegar ao topo das preferências, também alimentaram algumas divisões: a ministra ocupa, em simultâneo, a terceira posição, com 9,8%, entre os governantes apontados como os piores.
Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, também é um governante que gera opiniões dissonantes. Se, por um lado, é visto como o quarto melhor ministro (7,7%), também ocupa a quarta posição como pior (8,7%). Ainda assim, destaca o CM, o fiel da balança pesa mais para o lado negativo.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, arrecada 12,9% nas escolhas para pior governante, fruto das matérias polémica com que tem lidado nos últimos tempos, como a violência policial ou a gestão dos incêndios florestais. A pior posição é assumida por Cabrita, enquanto que Graça Fonseca é vista como a segunda pior ministra, com 10,6%.
O novo ministro das Finanças, João Leão, estreia-se pela positiva: entrou no Governo a 15 de junho e registou 8,4% das preferências, já depois de ter ido ao Parlamento defender o Orçamento Suplementar preparado e apresentado pelo antecessor.