/

Costa é mais popular, mas portugueses confiam mais em Marcelo

2

José Coelho / Lusa

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF mostra que o primeiro-ministro António Costa tem melhor nota do que Marcelo Rebelo de Sousa, mas os portugueses confiam mais no Presidente da República.

De acordo com a sondagem para o Jornal de Notícias e TSF, num universo de mais de 600 pessoas, 63% considera que António Costa tem um desempenho positivo nas funções políticas, enquanto apenas 18% dá uma nota negativa. Em relação a Marcelo Rebelo de Sousa, a avaliação é positiva, mas ligeiramente abaixo: 61% dos portugueses partilha dessa opinião, enquanto 22% dá uma nota negativa ao Presidente.

Porém, em temros de confiança, 41% dos portugueses inquiridos confia mais em Marcelo do que em Costa. Enquanto isso, 33% confiam igualmente em ambos e apenas 17% confia mais no primeiro-ministro.

Apesar de receber mais confiança do que Costa, os portugueses consideram que o Presidente da República tem de ser mais exigente. 62% dos inquiridos acredita que Marcelo deveria ser mais exigente com o Governo, enquanto apenas 28% discorda desta opinião.

A popularidade de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa assenta nos habitantes das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e nos eleitores socialistas. A maior base de apoio dos dois políticos são as mulheres e os cidadãos com 65 ou mais anos.

PS lidera nas intenções de voto (exceto no Norte)

A mesma sondagem revela que o PS está à frente do PSD nas intenções de voto em todas as regiões do país, exceto no Norte. O PS subiu 4% nas intenções de voto em relação às legislativas de 2019 e o PSD desceu um ponto percentual.

O PSD domina na região norte, com uma diferença de 17,5 pontos percentuais para o PS, mas o partido de António Costa continua em vantagem na área metropolitana do Porto.

O PS lidera a intenção de voto em todas as faixas etárias, sobretudo acima do 64 anos (diferença de 17,4% em relação ao PSD), mas também entre os mais jovens, dos 18 aos 34 anos (diferença de 14,5%).

O Bloco de Esquerda e a CDU mantém-se como terceira e quarta força política.

As diferenças mais significativas estão na subida das intenções de voto do Chega — 5,2% contra 1,29% em 2019 — e a queda do CDS — com 2,1% contra 4,42%.

Apesar de o Chega crescer nas intenções de voto, André Ventura é aquele que reúne as avaliações mais negativas no desempenho entre líderes partidários — 56%. Entre os piores desempenhos estão Jerónimo de Sousa, da CDU, e André Silva, do PAN, com 45 e 42% de avaliação negativa, respetivamente.

Entre os melhores desempenhos, destaca-se António Costa, com 64% de avaliação positiva, Rui Rio, do PSD, com 46%, e Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, com 36%.

ZAP //

2 Comments

  1. Existe uma espécie de aves que apelidamos de “Inseparáveis”, com características muito marcantes. Desde o inicio de funções estas duas Personalidades, digamos “coabitam” no Poder de forma harmoniosa, tolerante e amistosa. Contra isso, nada de mal, e até é desejável para um funcionamento equilibrado do Governo. Mas este ( binômio ) risca futuramente, ao contrario dos nossos “inseparáveis” de terem que seguir rotas diferentes. A conjuntura actual é propicia a divórcios mais que a durabilidades, se isso acontecer sera com a amis acautelada Diplomacia…claro !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.