Marta Temido antecipa “alguma escassez de vacinas”

Tiago Petinga / Lusa

Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS), relativa ao mais recente boletim epidemiológico da covid-19 em Portugal, Marta Temido avisou que é esperada “alguma escassez de vacinas” numa primeira fase.

A ministra da Saúde, Marta Temido, lembrou que ainda não existem números exatos sobre as doses de vacinas que vão chegar em janeiro, mas que se vai verificar uma situação de “alguma escassez de vacinas”.

“Temos de ser pacientes e temos, sobretudo, de pensar que existem passos que não podemos subestimar ou desvalorizar”, alertou a governante, de forma a garantir que as vacinas serão “seguras, eficazes e de qualidade”.

Temido realça que isto não é propriamente uma novidade e que o desafio da disponibilidade de doses de vacina vem sendo sublinhado “há muito tempo” pela Comissão Europeia. “Se tudo correr bem, existirá um momento em que teremos uma muito maior quantidade de doses de vacinas e aí o desafio será o da celeridade de administração”, acrescentou.

“Sabemos que, se tudo correr como planeado, teremos uma maior quantidade de vacinas [a chegar progressivamente], com uma vacinação mais massiva e em mais pontos de vacinação”, disse ainda Marta Temido.

Relativamente às reações adversas à vacina, Marta Temido disse que têm acompanhado o tema “com muita prudência”. Duas pessoas que foram vacinadas na terça-feira com a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desenvolveram uma reação alérgica pelo que os reguladores britânicos recomendam que esta deve ser evitada em pessoas com histórico clínico de alergias graves.

“Evidentemente que sabemos que são aspetos que poderão verificar-se e é importante que sejam tratados com transparência e sejam acompanhados clinicamente no sentido de prevenir repetições e Portugal está a fazê-lo também”, garantiu a ministra.

Por fim, relativamente às eleições presidenciais que se avizinham, Marte Temido diz que estão a ser discutidos procedimentos para permitir que quem está em confinamento obrigatório possa votar em janeiro de 2021.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mandaram vir muitas doses da vacina contra o Covid-19. Agora, dizem que essas doses não serão suficientes…
    A sério… despeçam esta garota da DGS!

  2. Já basta de incompetência! Isto tem sido uma vergonha a forma como este total desgoverno tem gerido a pandemia. Estamos entre os piores. E agora, ao contrário do que foi dito antes, haverá escassez de vacinas?!!!

RESPONDER

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …