“A ponta do icebergue”. Vara fez parte de “rede poderosa que tentou controlar o país”

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

A prisão de Armando Vara é só “a ponta do icebergue”. É Marques Mendes quem o diz no seu habitual espaço de comentário na SIC, salientando que o ex-ministro fez parte de uma “rede muito poderosa”, a par de José Sócrates e de Carlos Santos Silva, que tentou “controlar o país”.

“Ele foi tão poderoso, tão poderoso, que fez parte de uma rede que, durante 20 anos ou mais, tentou controlar o PS, a Banca, a Comunicação Social, as grandes empresas, tipo a antiga PT, e a justiça”, considerou Marques Mendes sobre Armando Vara na sua habitual crónica de domingo no Jornal da Noite da SIC.

Armando Vara deu entrada na prisão de Évora na semana passada, para cumprir pena no âmbito do caso Face Oculta. Mas para Marques Mendes, “esta prisão agora é apenas a ponta do icebergue de outros processos, como a Operação Marquês”.

O antigo líder do PSD atestou que “uma rede muito poderosa” que foi “liderada por José Sócrates, Armando Vara e Carlos Santos Silva” começou a operar em Portugal “há mais de 20 anos”. Mas “ainda bem que terminou”, concluiu Marques Mendes.

O comentador também lembrou que Vara foi “o homem todo-poderoso” de Bancos como a Caixa Geral de Depósitos e o BCP “não só por causa de José Sócrates, mas também pelo Banco de Portugal que deu a sua autorização”. “O Banco de Portugal à altura, liderado por Vítor Constâncio, teve um comportamento inqualificável“, acusou Marques Mendes.

Sete potenciais candidatos à liderança do PSD

No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes abordou ainda a aprovação da moção de confiança na liderança de Rui Rio no Conselho Nacional do PSD, considerando que dá alguma “adrenalina” ao presidente do partido.

Rio “ganhou em definitivo o direito de ir às legislativas“, frisou Marques Mendes, embora lembrando que “mesmo os seus apoiantes não estão muito felizes com a sua liderança”.

Para o antigo presidente do PSD, Rio tem que mudar de estratégia para ser “inclusivo, acutilante e mobilizador”. Marques Mendes recomenda-lhe que seja mais firme na oposição ao Governo de António Costa, abraçando causas que “diferenciem” o PSD do PS.

“Se Rio mudar, a vitória foi importante, se não mudar, foi uma vitória de Pirro“, constatou Marques Mendes.

Sobre Luís Montenegro, o comentador repara que “a tradição no PSD é que quem desafia a liderança está sempre na primeira linha do combate seguinte”.

Mas além de Montenegro, Marques Mendes aponta mais seis candidatos potenciais à liderança do PSD para o futuro próximo – Passos Coelho, que “pode ter a tentação de regressar”; Paulo Rangel; Carlos Moedas, Miguel Pinto Luz, Pedro Duarte e Miguel Morgado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Ingénuo?!
      O anão Marques Mendes faz parte dela!!
      Ele está em todo o lado (máfia Abreu Advogados – que está em quase todos o negócios ruinosos para o país (PPP’s, etc), Santa Casa Misericórdia Fafe, Conselho de Estado, etc, etc)…
      Agora até é presidente da assembleia da Caixa Geral de Depósitos Angola!!
      O Vara ao lado do MM é quase um anjinho!…

  1. havia uma equipa de futebol que tinha um rato de área, um ratão e uma ratazana … há “artistas” que pensam que já são ratazanas mais nem pinta de ratos têm. Um bom exercício seria começarem a olhar para o próprio umbigo sem terem de colocar um espelho “ratânico”.

  2. Ah! O artista Vara, agora conhecido como o 49.
    E o seu amigo e engenhoso chefe, também conhecido como o 44…
    Uns criativos, sem vergonha nem escrúpulos, que nos obrigaram a pagar umas massas valentes para esta barquinha não ir ao fundo…
    Estão bem um para o outro, juntamente com os restantes capangas que por aí andam nos corredores do poder.
    Bem que podiam apodrecer na prisão, que eu não achava nenhum inconveniente. Sem pena nem perdão!

RESPONDER

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …