“A ponta do icebergue”. Vara fez parte de “rede poderosa que tentou controlar o país”

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

A prisão de Armando Vara é só “a ponta do icebergue”. É Marques Mendes quem o diz no seu habitual espaço de comentário na SIC, salientando que o ex-ministro fez parte de uma “rede muito poderosa”, a par de José Sócrates e de Carlos Santos Silva, que tentou “controlar o país”.

“Ele foi tão poderoso, tão poderoso, que fez parte de uma rede que, durante 20 anos ou mais, tentou controlar o PS, a Banca, a Comunicação Social, as grandes empresas, tipo a antiga PT, e a justiça”, considerou Marques Mendes sobre Armando Vara na sua habitual crónica de domingo no Jornal da Noite da SIC.

Armando Vara deu entrada na prisão de Évora na semana passada, para cumprir pena no âmbito do caso Face Oculta. Mas para Marques Mendes, “esta prisão agora é apenas a ponta do icebergue de outros processos, como a Operação Marquês”.

O antigo líder do PSD atestou que “uma rede muito poderosa” que foi “liderada por José Sócrates, Armando Vara e Carlos Santos Silva” começou a operar em Portugal “há mais de 20 anos”. Mas “ainda bem que terminou”, concluiu Marques Mendes.

O comentador também lembrou que Vara foi “o homem todo-poderoso” de Bancos como a Caixa Geral de Depósitos e o BCP “não só por causa de José Sócrates, mas também pelo Banco de Portugal que deu a sua autorização”. “O Banco de Portugal à altura, liderado por Vítor Constâncio, teve um comportamento inqualificável“, acusou Marques Mendes.

Sete potenciais candidatos à liderança do PSD

No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes abordou ainda a aprovação da moção de confiança na liderança de Rui Rio no Conselho Nacional do PSD, considerando que dá alguma “adrenalina” ao presidente do partido.

Rio “ganhou em definitivo o direito de ir às legislativas“, frisou Marques Mendes, embora lembrando que “mesmo os seus apoiantes não estão muito felizes com a sua liderança”.

Para o antigo presidente do PSD, Rio tem que mudar de estratégia para ser “inclusivo, acutilante e mobilizador”. Marques Mendes recomenda-lhe que seja mais firme na oposição ao Governo de António Costa, abraçando causas que “diferenciem” o PSD do PS.

“Se Rio mudar, a vitória foi importante, se não mudar, foi uma vitória de Pirro“, constatou Marques Mendes.

Sobre Luís Montenegro, o comentador repara que “a tradição no PSD é que quem desafia a liderança está sempre na primeira linha do combate seguinte”.

Mas além de Montenegro, Marques Mendes aponta mais seis candidatos potenciais à liderança do PSD para o futuro próximo – Passos Coelho, que “pode ter a tentação de regressar”; Paulo Rangel; Carlos Moedas, Miguel Pinto Luz, Pedro Duarte e Miguel Morgado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Ingénuo?!
      O anão Marques Mendes faz parte dela!!
      Ele está em todo o lado (máfia Abreu Advogados – que está em quase todos o negócios ruinosos para o país (PPP’s, etc), Santa Casa Misericórdia Fafe, Conselho de Estado, etc, etc)…
      Agora até é presidente da assembleia da Caixa Geral de Depósitos Angola!!
      O Vara ao lado do MM é quase um anjinho!…

  1. havia uma equipa de futebol que tinha um rato de área, um ratão e uma ratazana … há “artistas” que pensam que já são ratazanas mais nem pinta de ratos têm. Um bom exercício seria começarem a olhar para o próprio umbigo sem terem de colocar um espelho “ratânico”.

  2. Ah! O artista Vara, agora conhecido como o 49.
    E o seu amigo e engenhoso chefe, também conhecido como o 44…
    Uns criativos, sem vergonha nem escrúpulos, que nos obrigaram a pagar umas massas valentes para esta barquinha não ir ao fundo…
    Estão bem um para o outro, juntamente com os restantes capangas que por aí andam nos corredores do poder.
    Bem que podiam apodrecer na prisão, que eu não achava nenhum inconveniente. Sem pena nem perdão!

RESPONDER

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …