Marques Mendes: A “falta de respeito pela democracia”, a “novidade” no PSD e o impasse político em Espanha

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

O Chega, Iniciativa Liberal e Livre, todos com deputados únicos, não terão tempo de intervenção no próximo debate quinzenal com o primeiro-ministro. Luís Marques Mendes considera que esta decisão revela “falta de respeito pela democracia, hipocrisia e medo”.

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes considerou que a recusa dos partidos de esquerda (PS, Bloco de Esquerda, PCP e PEV) em deixar os deputados únicos intervirem no debate quinzenal com o primeiro-ministro, que acontece já esta semana, revela “falta de respeito pela democracia, hipocrisia e medo”.

A esquerda justificou a decisão com o facto de só poder falar quem tem grupo parlamentar, mas para Marques Mendes esta é uma “desculpa de mau pagador“. O comentador lembrou ainda que, na legislatura anterior, o PAN não tinha grupo parlamentar, mas, numa exceção à regra, foi autorizado a falar. “Porque é que se abriu uma execução ao PAN e não se abre para o Chega, Iniciativa Liberal e Livre?”

Para o social-democrata, esta limitação é “falta de respeito pela democracia” porque “silencia os que foram eleitos pelos portugueses”. “É uma prepotência.

Além disso, no entender do comentador, mostra “hipocrisia“. “O PS sempre foi o partido da liberdade”, mas cortou a liberdade de intervenção; o Bloco de Esquerda, “que sempre se disse defensor de minorias”, acabou por discriminá-las; e o PCP, que se diz um partido da democracia, “nega” o seu exercício, afirmou, citado pelo Observador.

Parece que há medo do debate e do confronto. É desta maneira que o populismo vai crescendo. Depois não se queixem.”

Mais um candidato nas eleições do PSD

Luís Marques Mendes falou ainda sobre as eleições no PSD e disse esperar um “resultado muito incerto e imprevisível”.

“Muito provavelmente podem ser eleições com duas voltas porque neste momento há três candidatos e, com as novas regras, pode haver duas voltas se ninguém conseguir 50% na primeira”, explicou, sobre as diretas para eleger o presidente do partido que vão realizar-se a 11 de janeiro e, caso seja necessário, a eventual segunda volta realizar-se-ia no sábado seguinte à primeira data das eleições diretas, em 18 de janeiro.

Até agora, há três candidatos à presidência do PSD: Rui Rio, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz. “Em teoria, Rui Rio tem vantagem à primeira volta, mas pode não ser suficiente para chegar aos 50% porque de há dois anos para cá ele viu reduzida a sua base de apoio. À segunda volta, Luís Montenegro pode ter vantagem”, disse Marques Mendes, mas acrescentou que poderá ainda haver novidades.

Miguel Morgado voltou à ideia de ser candidato. Está neste momento a recolher assinaturas e pode ainda ser candidato“, anunciou o comentador.

Espanha: cenário “não é brilhante”

As eleições em Espanha terminaram com uma vitória do PSOE sem maioria absoluta, mas, segundo Marques Mendes, não mostram um cenário “brilhante” para o país. O comentador considera que estas eleições foram uma “espécie da segunda volta das eleições de abril”, mas, “aparentemente, o bloqueio mantém-se”.

A subida do Vox, partido de extrema-direita “é bastante preocupante para a democracia” e uma possível terceira volta seria politicamente “inútil” porque “os espanhóis estão fartos de eleições” e, economicamente, porque a “economia já está em queda“.

“Muito provavelmente vai surgir um movimentação da opinião pública no sentido de entendimento entre PSOE e o PP”, não para formar governo, mas no sentido de o principal partido da oposição “fazer um esforço, sob condições, para apoiar um governo minoritário do partido socialista”, explicou o comentador da SIC.

Ainda assim, os resultados são negativos “para a resolução do problema da Catalunha”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …