Marques Mendes explica porque é que PS não deverá ter maioria absoluta nas legislativas

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

O PS continua a melhorar nas sondagens, não estando muito longe da maioria absoluta, mas Marques Mendes considera que é improvável que os socialistas consigam essa meta nas próximas legislativas e apresenta três problemas que justificam a sua ideia.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes comentou os resultados da Eurosondagem, divulgados pelo Expresso e pela SIC, que colocam o PS com 40,8% das intenções de voto, enquanto o PSD desce para os 28,1%.

Estes dados reflectem que o PS passou incólume às polémicas do incêndio de Pedrógão Grande e do assalto a Tancos. “As pessoas valorizam muito mais a economia, é natural que o PS não desça”, considerou Marques Mendes na SIC.

E, por outro lado, “a oposição não esteve melhor” porque “não capitaliza as falhas dos adversários”, sublinhou o comentador, realçando que o PSD e o CDS juntos somam apenas 35% das intenções de voto.

“Se [a oposição] não melhora nas sondagens no pior momento do Governo, então quando é que vai melhorar?”, perguntou Marques Mendes, frisando que os resultados da sondagem são “um sério aviso à oposição”.

Mas o ex-líder do PSD não prevê que o Governo tenha vida fácil nos próximos tempos e antecipa três problemas essenciais que, como entende, deverão afastar o PS da maioria absoluta nas próximas legislativas: a dívida pública, as greves dos sindicatos e a reforma da lei laboral como os próximos grandes desafios do Executivo de Costa.

“A dívida pública não está a baixar”, começa por lembrar, notando que “é um problema muito sério” e que “António Costa está a desperdiçar o crescimento para uma revisão mais rápida da dívida pública”. E depois antevê que vai haver mais greves. “Se o Governo está mais frágil, os sindicatos aproveitam”, apontou na SIC.

A acrescentar a isto, Marques Mendes adivinha que haverá “guerra na coligação para saber se muda ou não muda a lei de trabalho”.

Assim, o comentador entende que a maioria absoluta ficará aquém do PS nas próximas legislativas, mas está certo de que essa é a meta dos socialistas quando sabem que manter a geringonça não vai ser fácil, numa segunda legislatura. Até porque, a partir de 2019, o trunfo do “papão Passos Coelho” já não surtirá o mesmo efeito.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim, claro. Vamos continuar a dar ouvidos a este “indivíduo. Ou diz o que toda a gente sabe (mas como se fosse uma novidade) ou inventa. E o homem mais insignificante que quer ser alguém. Pena… Nunca o será. Pelo menos enquanto continuar assim.

  2. Como é que a SIC pode ter qualidade e credibilidade, dando ouvidos a um mafioso destes??
    Enfim…
    E, espero bem que o PS (ou o PSD), nunca mais tenham maioria absoluta!!

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …