Marketing agressivo prejudica amamentação em Portugal

Mcdonalds.at

-

A rede internacional pró-alimentação infantil considera que o “marketing agressivo” usado pela indústria de alimentos para bebés em Portugal está a prejudicar a amamentação.

Em Portugal desde Junho do ano passado, a rede International Baby Food Action Network (IBFAN, na sigla inglesa) existe desde 1979, quando começou com apenas seis membros, tendo actualmente 278 grupos espalhados por 163 países.

“O nosso objectivo consiste em melhorar a saúde das crianças e bebés em Portugal, através da promoção, suporte e protecção do aleitamento materno”, explica a organização no seu site português na Internet.

Para a IBFAN Portugal, “as implicações financeiras de não amamentar são vastas, especialmente em alturas de crise económica, uma vez que o leite materno é gratuito e as empresas que produzem os leites artificiais tentam prejudicar a amamentação, porque não lhes permite fazer dinheiro”.

A rede pró-amamentação faz constantemente análises ao cumprimento, por parte da indústria, do Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno da Organização Mundial de Saúde.

Segundo disse à Lusa a coordenadora da organização em Portugal, Jacqueline Montaigne, é “chocante a falta de consciência e cumprimento do código de marketing”.

“O marketing cruel usado pela indústria de alimentos para bebés em Portugal prejudica directa e indirectamente a amamentação, que é um direito humano”, indica a responsável.

Como profissionais e voluntários ligados ao aleitamento materno, os colaboradores da rede indicam que têm verificado “os efeitos devastadores que o marketing agressivo e não ético da indústria de alimentação para lactentes tem sobre as variadas vertentes da amamentação”.

O IBFAN sublinha que a amamentação é a “mais barata e mais efectiva forma de salvar vidas” e, citando números da UNICEF, estima que seriam salvas 1,5 milhões de vidas anualmente em todo o mundo, se todos os bebés fossem exclusivamente amamentados desde o nascimento até pelo menos aos seis meses.

Jacqueline Montaigne considerou à Lusa que a organização compreende que a amamentação nem sempre é fácil ou devidamente apoiada em Portugal, sublinhando que não está em causa uma oposição entre amamentação e fórmulas de leite artificial.

“Qualquer que seja a escolha de uma mãe, acreditamos que todas têm o direito a ter acesso a informação clara e fundamentada, livre de influências comerciais, para que possam decidir baseadas em factos, sendo que isto se aplica quer à amamentação quer à alimentação por fórmulas”, afirmou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …