Afinal, Mário Nogueira não pretende deixar o PCP

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira

O líder da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, não está, afinal, a pensar deixar de ser militante do PCP. Esta posição surge depois de o jornal Público ter noticiado que ele ia repensar o seu futuro no partido.

Mário Nogueira admitiria deixar o PCP depois de os comunistas afirmarem que vão chumbar o “travão financeiro” da direita relativamente ao decreto sobre a aprovação integral do tempo de serviços dos professores. A mesma posição foi tomada pelo Bloco de Esquerda e, por isso, a aprovação do diploma perdeu força e deve mesmo chumbar em votação final. 

“Poderia ter havido uma maior consideração pelos professores e isso põe-nos a pensar”, disse Mário Nogueira, logo no início da semana, apelando diretamente aos partidos de esquerda para que se abstivessem na votação das condições propostas pelo PSD e CDS.

Questionado pelo Público sobre se estaria a pensar desfiliar-se do PCP devido à posição agora assumida por este partido, o líder da Fenprof comentou que ainda não teve “tempo para pensar nisso”, mas também não descartou a possibilidade. O diário concluiu, assim, que Mário Nogueira poderia “afastar-se do partido”.

Mas uma fonte da Fenprof garante ao Diário de Notícias que Mário Nogueira “não tem qualquer intenção” de deixar o PCP e que “o título da notícia” do Público “não corresponde ao que foi dito e está no texto”.

“Quando se aceita estar numa vida mais pública, consegue-se muitas vezes viver com os insultos e ataques que muitas vezes vêm de onde já se espera. Não é isso que mata. O que mói é quando vêm de pessoas mais próximas, como o meu camarada Carlos Carvalhas, e isso põe-nos a pensar sobre o futuro”, disse Mário Nogueira na entrevista ao Público.

Na terça-feira, o antigo secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas disse que só entende o apelo aos partidos de esquerda feito por Mário Nogueira na véspera “pelo desespero”. “A certa altura, as pessoas agarram-se a qualquer coisa”, afirmou, em declarações à TSF.

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, disse nesta terça-feira que “houve uma apreensão [do secretário-geral da Fenprof], que se compreende perfeitamente. Mas a grande questão é que não podemos enganar e iludir os professores”, votando favoravelmente os critérios da direita “a troco de uma mão cheia de nada”.

“Acho que, mais cedo ou mais tarde, os professores vão assumir que fizemos bem”, disse.

Mário Nogueira disse ainda que só soube da posição do PCP e do Bloco quanto ao modo como vão votar no Parlamento pela comunicação social.

O Parlamento está no período crucial no que respeita a este diploma. A comissão parlamentar de educação deu esta terça-feira o seu aval à proposta de texto final sobre as alterações ao diploma dos professores, o que deverá remeter para o próximo plenário, na sexta-feira, dia 10, a votação final global da apreciação parlamentar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É claro que não !
    O PCP dá-lhe o respaldo necessário para se mostrar importante.
    Como é que os professores se sentem, representados por um professor comuna que já não entra numa sala de aula há mais de 20 anos, mas continuando a receber como professor ??

  2. O número de professores destacados nos sindicatos é actualmente de 281, dos quais 125 exercem actividade sindical a tempo inteiro e por isso não dão aulas!
    O nosso amigo Márinho também não sabe o que é dar aulas, mas sabe bem o que é receber do bom e não fazer nenhum!
    Só a estes amigos professores sindicalistas, todos nós pagamos cerca de 10 milhões de euros por cada ano!
    Querem ser sindicalistas a tempo inteiro? OK, mas porque motivo tenho eu de lhes pagar o ordenado?
    E pior, agora vêm reclamar o que perderam no tempo da crise, quando eu no privado também perdi e não reavi nada! Sendo que agora querem que lhes pague o que eu não tive!
    É INJUSTO PARA TODOS OS PORTUGUESES!
    Percebem agora porque motivo não ganham a simpatia do povo???
    Enxerguem-se e tenham decoro!

RESPONDER

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …