//

Morreu o marinheiro lusodescendente que deu o beijo mais famoso da II Guerra Mundial

(dr) Alfred Eisenstaedt / Life

“V-J Day in Times Square”, a fotografia icónica que marca o fim da 2ª Guerra Mundial

O marinheiro que ficou para a história por ter sido fotografado a beijar uma enfermeira em Times Square, Nova York, em celebração do fim da II Guerra Mundial, morreu esta segunda-feira, aos 95 anos.

o ex-marinheiro George Mendonsa, filho de pais portugueses emigrantes nos Estados Unidos, sucumbiu após uma queda, seguida de convulsão, no lar onde vivia, em Middletown, Rhode Island.

A notícia foi dada pela filha de Mendonsa​​​​​, Sharon Molleur, que adiantou ao jornal local The Providence Journal que Mendonsa caiu e teve uma convulsão no domingo, no centro de vida assistida de Middletown, Rhode Island, onde morava com a mulher de 70 anos.

A imagem de Mendonsa que correu mundo mostrava-o a beijar Greta Zimmer Friedman, uma assistente de dentista que no dia 14 de agosto de 1945 usava um uniforme de enfermeira. A fotografica, captada por Alfred Eisenstaedt, tornou-se uma das mais famosas fotografias do século XX.

A tecnologia de reconhecimento facial permitiu identificar Mendonsa como o protagonista do beijo em Times Square. Durante anos, deu entrevistas e mostrou provas que guardava consigo para certificar que era mesmo ele que estava num dia de folga nas ruas de Nova York, com uma outra mulher, Rita Petry, e que quando ouviu que a guerra tinha acabado não resistiu e beijou a mulher que passava ao seu lado.

A mulher era Greta Friedman, que morreu aos 92 anos, em 2016, de pneumonia. A ex-enfermeira nasceu numa localidade perto de Viena, na Áustria. Em 1939, juntamente com duas irmãs, mudou-se para os Estados Unidos, durante a ocupação nazi na Europa. Os pais de Greta tinham morrido no Holocausto.

Ao longo dos últimos 70 anos, 11 marinheiros e 3 enfermeiras reivindicaram ser os protagonistas desta imagem. Mas o casal mais famoso da II Guerra Mundial, viria no entanto a provar-se, era mesmo composto por Greta Friedman e George Mendonsa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.