Morreu o marinheiro lusodescendente que deu o beijo mais famoso da II Guerra Mundial

(dr) Alfred Eisenstaedt / Life

“V-J Day in Times Square”, a fotografia icónica que marca o fim da 2ª Guerra Mundial

O marinheiro que ficou para a história por ter sido fotografado a beijar uma enfermeira em Times Square, Nova York, em celebração do fim da II Guerra Mundial, morreu esta segunda-feira, aos 95 anos.

o ex-marinheiro George Mendonsa, filho de pais portugueses emigrantes nos Estados Unidos, sucumbiu após uma queda, seguida de convulsão, no lar onde vivia, em Middletown, Rhode Island.

A notícia foi dada pela filha de Mendonsa​​​​​, Sharon Molleur, que adiantou ao jornal local The Providence Journal que Mendonsa caiu e teve uma convulsão no domingo, no centro de vida assistida de Middletown, Rhode Island, onde morava com a mulher de 70 anos.

A imagem de Mendonsa que correu mundo mostrava-o a beijar Greta Zimmer Friedman, uma assistente de dentista que no dia 14 de agosto de 1945 usava um uniforme de enfermeira. A fotografica, captada por Alfred Eisenstaedt, tornou-se uma das mais famosas fotografias do século XX.

A tecnologia de reconhecimento facial permitiu identificar Mendonsa como o protagonista do beijo em Times Square. Durante anos, deu entrevistas e mostrou provas que guardava consigo para certificar que era mesmo ele que estava num dia de folga nas ruas de Nova York, com uma outra mulher, Rita Petry, e que quando ouviu que a guerra tinha acabado não resistiu e beijou a mulher que passava ao seu lado.

A mulher era Greta Friedman, que morreu aos 92 anos, em 2016, de pneumonia. A ex-enfermeira nasceu numa localidade perto de Viena, na Áustria. Em 1939, juntamente com duas irmãs, mudou-se para os Estados Unidos, durante a ocupação nazi na Europa. Os pais de Greta tinham morrido no Holocausto.

Ao longo dos últimos 70 anos, 11 marinheiros e 3 enfermeiras reivindicaram ser os protagonistas desta imagem. Mas o casal mais famoso da II Guerra Mundial, viria no entanto a provar-se, era mesmo composto por Greta Friedman e George Mendonsa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Julgamento de Rui Pinto arranca dia 4 de setembro

O pirata informático português Rui Pinto vai a julgamento no dia 4 de setembro, escreve a Sábado. O alegado autor do Football Leaks responde por 90 crimes de acesso indevido, violação de correspondência, acesso ilegítimo, …

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …