Uma nova sondagem sobre as intenções de voto nas eleições presidenciais brasileiras de 05 de outubro dão, pela primeira vez, um empate técnico entre a recandidata Dilma Rousseff e a socialista Marina Silva, que venceria uma segunda volta a realizar a 26 daquele mês.
A sondagem do Instituto Datafolha colocam Dilma Rousseff e Marina Silva com 34% das intenções de voto, o que traduz uma subida de 13 pontos percentuais da antiga ministra do Ambiente e uma queda de dois pontos de Dilma.
Com estes resultados seria disputada uma segunda volta, com Marina Silva a recolher 50% e Dilma Rousseff 40%.
A sondagem foi realizada com recurso a 2.874 entrevistas em 178 municipios entre 28 e 29 de agosto e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Escalada vertiginosa de Marina
Marina Silva foi nomeada candidata a presidente do Brasil pelo PSB na sequência de morte de Eduardo Campos, na lista do qual era candidata a vice-presidente.
À data da sua morte, a 13 de Agosto, Campos encontrava-se em 3º lugar nas sondagens, atrás de Dilma Rousseff, do PT, e Aécio Neves, do PSDB.
Após a nomeação como candidata do PSB, Marina Silva iniciou uma vertiginosa escalada nas intenções de voto.
Apenas 6 dias depois, a 19 de Setembro, uma primeira sondagem colocava-a a ultrapassar o candidato conservador, Aécio Neves, e a disputar a segunda volta com a presidente Dilma.
No dia 27, uma nova sondagem dava pela primeira vez Marina Silva à frente de Dilma Rousseff numa eventual 2ª volta das eleições.
ZAP / Lusa
Eleições no Brasil
-
26 Outubro, 2014 Dilma Roussef reeleita presidente do Brasil
-
25 Outubro, 2014 Bots nas redes sociais reforçam campanha de candidatos no Brasil