Marcelo criticado por nunca ter enviado qualquer lei para o Tribunal Constitucional

Mário Cruz / Lusa

Mais de três anos depois de ter iniciado funções como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa nunca enviou uma lei para o Tribunal Constitucional fiscalizar. A atitude de Marcelo foi alvo de críticas de vários constitucionalistas.

A situação é inédita na democracia portuguesa e levanta dúvidas junto de constitucionalistas, que apontam os casos da legislação promulgada pelo Presidente da República que mais tarde esbarrou no Tribunal Constitucional, porque um grupo de deputados pediu a fiscalização sucessiva.

O diploma da gestação de substituição foi inicialmente promulgado sem uma norma que o Tribunal Constitucional (TC) considerava indispensável para a lei se tornar constitucional. Em 2018, a lei viria a ser suspensa e novamente aprovada em julho deste ano.

O constitucionalista Jorge Reis Novais diz que este é o exemplo de uma lei que deveria ser fiscalizada preventivamente pelo Tribunal Constitucional. “Se assim não acontecer, confirma aquela ideia de que o Presidente não quer fazer uso daquele instrumento”, disse, em declarações ao Diário de Notícias.

Reis Novais menciona ainda, por exemplo, a nova lei dos metadados, que foi promulgada por Marcelo sem fiscalização preventiva do TC. Em janeiro de 2018, BE, PCP e PEV pediram a sua fiscalização, considerando o diploma inconstitucional.

O presidente português aprovou uma lei que prevê que os serviços secretos possam consultar dados de tráfego de telecomunicações e internet de suspeitos de espionagem, terrorismo e criminalidade organizada. No entanto, uma fonte do TC alega que os juízes consideram que a lei viola o artigo 34 da Constituição da República Portuguesa.

Também o Constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia partilha as preocupações do seu colega. “O Presidente faz uma interpretação muito minimalista dos seus poderes quanto ao pedido de fiscalização ao TC, talvez entenda que só deveria pedir quando há certezas de inconstitucionalidade, mas os pedidos de fiscalização preventiva ou sucessiva baseiam-se em probabilidades”, explicou.

Sem explicação lógica para esta atitude do Presidente português, Bacelar Gouveia diz que talvez Marcelo não quisesse ser desautorizado por juízes do Tribunal Constitucional que não sejam catedráticos de Direito Constitucional como ele.

“As questões constitucionais são controversas e o que conta é a opinião do TC”, defendeu Jorge Reis Novais, reiterando que o órgão é desvalorizado por não lhe ser consultada opinião.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Toda a gente sabe que o presidente marcelo anda no mundo por ver andar os outros, para ele vale tudo menos tirar olhos aos cegos, uma autentica nulidade, como pessoa é uma maravilha mas como presidente é um verbo de encher, so o dinheiro ao fim do mês é que conta

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …