Marcelo criticado por nunca ter enviado qualquer lei para o Tribunal Constitucional

Mário Cruz / Lusa

Mais de três anos depois de ter iniciado funções como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa nunca enviou uma lei para o Tribunal Constitucional fiscalizar. A atitude de Marcelo foi alvo de críticas de vários constitucionalistas.

A situação é inédita na democracia portuguesa e levanta dúvidas junto de constitucionalistas, que apontam os casos da legislação promulgada pelo Presidente da República que mais tarde esbarrou no Tribunal Constitucional, porque um grupo de deputados pediu a fiscalização sucessiva.

O diploma da gestação de substituição foi inicialmente promulgado sem uma norma que o Tribunal Constitucional (TC) considerava indispensável para a lei se tornar constitucional. Em 2018, a lei viria a ser suspensa e novamente aprovada em julho deste ano.

O constitucionalista Jorge Reis Novais diz que este é o exemplo de uma lei que deveria ser fiscalizada preventivamente pelo Tribunal Constitucional. “Se assim não acontecer, confirma aquela ideia de que o Presidente não quer fazer uso daquele instrumento”, disse, em declarações ao Diário de Notícias.

Reis Novais menciona ainda, por exemplo, a nova lei dos metadados, que foi promulgada por Marcelo sem fiscalização preventiva do TC. Em janeiro de 2018, BE, PCP e PEV pediram a sua fiscalização, considerando o diploma inconstitucional.

O presidente português aprovou uma lei que prevê que os serviços secretos possam consultar dados de tráfego de telecomunicações e internet de suspeitos de espionagem, terrorismo e criminalidade organizada. No entanto, uma fonte do TC alega que os juízes consideram que a lei viola o artigo 34 da Constituição da República Portuguesa.

Também o Constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia partilha as preocupações do seu colega. “O Presidente faz uma interpretação muito minimalista dos seus poderes quanto ao pedido de fiscalização ao TC, talvez entenda que só deveria pedir quando há certezas de inconstitucionalidade, mas os pedidos de fiscalização preventiva ou sucessiva baseiam-se em probabilidades”, explicou.

Sem explicação lógica para esta atitude do Presidente português, Bacelar Gouveia diz que talvez Marcelo não quisesse ser desautorizado por juízes do Tribunal Constitucional que não sejam catedráticos de Direito Constitucional como ele.

“As questões constitucionais são controversas e o que conta é a opinião do TC”, defendeu Jorge Reis Novais, reiterando que o órgão é desvalorizado por não lhe ser consultada opinião.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Toda a gente sabe que o presidente marcelo anda no mundo por ver andar os outros, para ele vale tudo menos tirar olhos aos cegos, uma autentica nulidade, como pessoa é uma maravilha mas como presidente é um verbo de encher, so o dinheiro ao fim do mês é que conta

RESPONDER

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …