Marcelo trava discursos na inauguração do Supremo (e também desistiu de falar)

Rui Ochôa / Presidência Da República / Lusa

O Presidente da República não concordou com a proposta de programa para a cerimónia de reinauguração do edifício do Supremo Tribunal de Justiça e acabou ele próprio por desistir de discursar.

Segundo o jornal online Observador, a proposta de programa para a cerimónia de reinauguração do edifício do Supremo Tribunal de Justiça, marcada para esta quinta-feira, foi enviada a Belém na semana passada, na qual se previa que discursassem todos os que o fazem habitualmente nas cerimónias de abertura do ano judicial.

São eles: o Presidente da República, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, a procuradora-geral da República, a ministra da Justiça e o bastonário da Ordem dos Advogados (OA).



Tal como explica o jornal digital, a consulta ao chefe de Estado para aprovação do programa é apenas uma formalidade, mas ninguém estava à espera que se opusesse. A decisão do Presidente foi comunicada pelo próprio através de um telefonema para António Piçarra, presidente do Supremo.

De acordo com o Observador, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que não concordava com a proposta, preferindo que apenas discursasse ele próprio e o anfitrião, para evitar transformar a cerimónia da reinauguração do edifício, que esteve em obras desde 2018, numa espécie de “mini-abertura” do ano judicial.

O Supremo admitiu que houve “conversas e documentos de trabalho que apontaram a possibilidade de, ou fazer coincidir a cerimónia de reinauguração com a abertura do ano judicial ou fazer da reinauguração um momento de intervenção pública alargada dos principais intervenientes do sistema de justiça, na falta de cerimónia de abertura do ano judicial”, que não se realizou devido à pandemia.

Mas que essas possibilidades acabaram depois por ser “afastadas”, tendo os dois Presidentes concordado que a cerimónia “devia cingir-se ao seu propósito direto de reinauguração”.

Em declarações ao jornal online, o bastonário da OA, Luís Menezes Leitão, confirma que “ao início estava previsto que todos discursassem”, mas que “foi feita uma indicação para reduzir a cerimónia“, tendo sido informado de que “seria apenas o presidente do Supremo e o Presidente da República”.

Entretanto, na terça-feira, o gabinete do chefe de Estado contactou o gabinete do Supremo para comunicar que, afinal, Marcelo Rebelo de Sousa também não iria discursar, já depois de o programa oficial ter sido enviado às redações.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …