Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de Belém.

O chefe de Estado, que tem 71 anos, salientou que o “dever especial de proteção” a que estão atualmente obrigados os maiores de 70 anos não se aplica, entre outros, aos titulares de cargos políticos, “que têm de ter deslocações, não muitas, mas exemplares, para mostrar aquilo que se está a fazer e apoiar o que se está a fazer”.

“Isso tem de ser gerido comedidamente pelos responsáveis políticos que, obviamente, no resto, devem fazer o que é o regime dos mais de 70 anos, que é o que que faço”, considerou, exemplificando: “Vou às compras, devidamente protegido nos meios fechados”.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que quando vai às compras, uma ou duas vezes por semana, usa máscara e também luvas.

“Uso máscara, isso é uma ideia que me veio até um bocadinho daquilo que os meus netos me contaram que foi a lição da China. A China tem outra tradição de utilização de máscaras”, referiu.

“Mas eu penso que quando vou a uma loja comercial fazer compras e há um encontro com mais gente num meio fechado, devo usar luvas e máscara, para não tocar nos produtos alimentares e noutras coisas assim, embalagens e tal. É uma forma de proteção que me tem valido, aparentemente, até agora, estar negativo”, completou.

Além disso, evita ser transportado de carro: “Eu agora conduzo o meu carro sempre – hoje abri uma exceção – para não vir com mais ninguém”.

Quanto às saídas em trabalho, entende que não se deve “abusar” e, por isso, adotou como regra “uma por semana”.

No sábado passado, visitou uma farmacêutica, em Loures, e este sábado quis mostrar o seu apoio ao setor agrícola. Há duas semanas, foi ver a forma como está a ser preparado o acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo num pavilhão municipal em Lisboa, dessa vez sem comunicação social.

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que estas não são saídas para visitar familiares. “Eu não fui à terra a Celorico de Basto. Vim aqui em trabalho. Faço-o uma vez por semana, para apoiar setores da economia portuguesa. Depois, volto para estar o resto do fim de semana onde tenho estado toda a semana”, reforçou.

Acrescem ainda às suas deslocações oficiais as reuniões técnicas com epidemiologistas em que têm participado titulares de órgãos de soberania, todas as terças-feiras, no Infarmed, em Lisboa.

“Mas no resto do tempo eu lá estarei os dias da Páscoa metido em Belém. Como ainda por cima a minha casa é noutro concelho, para não ter de atravessar vários concelhos para chegar a Lisboa, fico de quinta-feira até segunda-feira seguinte metido em Belém, e aí serei escrupuloso, não farei mesmo nenhuma visita de trabalho”, prometeu.

Durante uma visita a uma produção de tomate no concelho de Vila Franca de Xira, Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos jornalistas a forma como procura conciliar o exercício das suas funções com a proteção da sua saúde.

Face à pandemia de covid-19, o Presidente da República decretou o estado de emergência, ouvido o Governo e com autorização do parlamento, que vigora em Portugal desde 19 de março e foi entretanto renovado por novo período de 15 dias, até 17 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil.

Em Portugal, registaram-se 266 mortes e 10.524 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

// Lusa

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sr. Presidente, poderia indicar-me o sitio onde compra o seu material de proteção ?…. pois desde há muitas semanas que me é impossível adquirir qualquer material profilático descartável na minha zona. No entanto resta por saber se “Mask or not Mask ??”, quem devemos ouvir, DGS-OMS-O Sr. Presidente ou até mesmo os simpáticos Chineses ??….. Que confusão !!!!!!

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …