Marcelo revela que a sua recandidatura depende de um exame médico

Mário Cruz / Lusa

O Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, em entrevista à SIC, que a sua recandidatura à Presidência da República depende dos resultados de um exame médico que fará em breve.

A revelação foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa no programa da SIC Alta Definição, que é conduzido por Daniel Oliveira e vai para o ar na íntegra no próximo sábado.

“Os exames genericamente estão bem, mas restou a uma dúvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter que fazer daqui a umas semanas um cateterismo”, revelou.

Fonte da Presidência revelou ao Correio da Manhã que o cateterismo será realizado numa veia no coração, frisando, contudo, que não se trata de um problema do foro cardíaco.

“O meu avó era cardíaco, o meu pai era cardíaco, os meus irmãos acham que não mas são cardíacos – enfim, vivem felizes, são mais novos do que eu. Enfim, achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer. E fiz e genericamente estão bem, mas restaram dúvidas que obrigam a um novo exame”.

O cateterismo servirá, explicou o Presidente da República, “para ver, não no coração, não em tudo que é fundamental, a começar nas carótidas para a irrigação do cérebro – a cabecinha é fundamental para esta função -, mas para ver em relação a um determinado vaso sanguíneo em que há acumulação de cálcio se essa acumulação está ou não num grau que é excessivo e o que é que isso significa”.

Ao Correio da Manhã, fonte da Presidência adiantou que se trata de uma “questão preventiva” e que a intervenção cirúrgica acontecerá “nas próximas quatro semanas“. “Não se trata de uma situação preocupante. É um procedimento que vai ser realizado a conselho dos médicos e que obrigará a um internamento de 24 horas”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a sua recandidatura depende deste exame, uma vez que para a “Presidência de proximidade” que faz a condição física é determinante, dando ainda conta que não pretende “mudar de estilo”.

“Um cateterismo é um procedimento cirúrgico que passa pela introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas e que visa facilitar a passagem da corrente sanguínea”, explica ainda o Correio da Manhã.

Em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais com 52% dos votos. As próximas eleições presidenciais realizam-se em 2021.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …