Marcelo revela que a sua recandidatura depende de um exame médico

Mário Cruz / Lusa

O Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, em entrevista à SIC, que a sua recandidatura à Presidência da República depende dos resultados de um exame médico que fará em breve.

A revelação foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa no programa da SIC Alta Definição, que é conduzido por Daniel Oliveira e vai para o ar na íntegra no próximo sábado.

“Os exames genericamente estão bem, mas restou a uma dúvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter que fazer daqui a umas semanas um cateterismo”, revelou.

Fonte da Presidência revelou ao Correio da Manhã que o cateterismo será realizado numa veia no coração, frisando, contudo, que não se trata de um problema do foro cardíaco.

“O meu avó era cardíaco, o meu pai era cardíaco, os meus irmãos acham que não mas são cardíacos – enfim, vivem felizes, são mais novos do que eu. Enfim, achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer. E fiz e genericamente estão bem, mas restaram dúvidas que obrigam a um novo exame”.

O cateterismo servirá, explicou o Presidente da República, “para ver, não no coração, não em tudo que é fundamental, a começar nas carótidas para a irrigação do cérebro – a cabecinha é fundamental para esta função -, mas para ver em relação a um determinado vaso sanguíneo em que há acumulação de cálcio se essa acumulação está ou não num grau que é excessivo e o que é que isso significa”.

Ao Correio da Manhã, fonte da Presidência adiantou que se trata de uma “questão preventiva” e que a intervenção cirúrgica acontecerá “nas próximas quatro semanas“. “Não se trata de uma situação preocupante. É um procedimento que vai ser realizado a conselho dos médicos e que obrigará a um internamento de 24 horas”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a sua recandidatura depende deste exame, uma vez que para a “Presidência de proximidade” que faz a condição física é determinante, dando ainda conta que não pretende “mudar de estilo”.

“Um cateterismo é um procedimento cirúrgico que passa pela introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas e que visa facilitar a passagem da corrente sanguínea”, explica ainda o Correio da Manhã.

Em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais com 52% dos votos. As próximas eleições presidenciais realizam-se em 2021.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …