Marcelo revela que a sua recandidatura depende de um exame médico

Mário Cruz / Lusa

O Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, em entrevista à SIC, que a sua recandidatura à Presidência da República depende dos resultados de um exame médico que fará em breve.

A revelação foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa no programa da SIC Alta Definição, que é conduzido por Daniel Oliveira e vai para o ar na íntegra no próximo sábado.

“Os exames genericamente estão bem, mas restou a uma dúvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter que fazer daqui a umas semanas um cateterismo”, revelou.

Fonte da Presidência revelou ao Correio da Manhã que o cateterismo será realizado numa veia no coração, frisando, contudo, que não se trata de um problema do foro cardíaco.

“O meu avó era cardíaco, o meu pai era cardíaco, os meus irmãos acham que não mas são cardíacos – enfim, vivem felizes, são mais novos do que eu. Enfim, achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer. E fiz e genericamente estão bem, mas restaram dúvidas que obrigam a um novo exame”.

O cateterismo servirá, explicou o Presidente da República, “para ver, não no coração, não em tudo que é fundamental, a começar nas carótidas para a irrigação do cérebro – a cabecinha é fundamental para esta função -, mas para ver em relação a um determinado vaso sanguíneo em que há acumulação de cálcio se essa acumulação está ou não num grau que é excessivo e o que é que isso significa”.

Ao Correio da Manhã, fonte da Presidência adiantou que se trata de uma “questão preventiva” e que a intervenção cirúrgica acontecerá “nas próximas quatro semanas“. “Não se trata de uma situação preocupante. É um procedimento que vai ser realizado a conselho dos médicos e que obrigará a um internamento de 24 horas”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a sua recandidatura depende deste exame, uma vez que para a “Presidência de proximidade” que faz a condição física é determinante, dando ainda conta que não pretende “mudar de estilo”.

“Um cateterismo é um procedimento cirúrgico que passa pela introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas e que visa facilitar a passagem da corrente sanguínea”, explica ainda o Correio da Manhã.

Em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais com 52% dos votos. As próximas eleições presidenciais realizam-se em 2021.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …