Marcelo quer ver regionalização debatida depois das autárquicas

ruimoreira2013 / Facebook

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O Presidente da República insiste na importância de se discutir a regionalização na aplicação dos fundos europeus, mas considera que isso só deve acontecer depois das eleições autárquicas.

“Tenho visto alguns autarcas dizerem que, por termos prazos muito curtos e em 2023 haver uma primeira avaliação do que foi gasto, não devemos estar a pensar na regionalização já porque perdemos tempo a discutir”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, à margem de uma visita a uma rádio e jornal regionais, em Caminha.

O chefe de Estado considerou que “não faria sentido” debater a regionalização até às eleições autárquicas, marcadas para outubro deste ano, mas que depois disso “é um tema que deve ser debatido“, cita o semanário Expresso.

Em causa estão as declarações do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, precisamente ao mesmo jornal, este sábado, que disse ter deixado de acreditar que “este poder” queira avançar nesse caminho.

“Para fazer o que propomos não precisamos para nada da regionalização”, afirmou o autarca, acrescentando que “num mundo ideal, a maneira de um país se desenvolver seria ter legitimidade democrática nas várias regiões”, mas o que interessa mesmo é “ter meios para fazer coisas a sério” depois da pandemia.

Segundo o semanário, Marcelo até concorda com esta perspetiva, tendo afirmado em Caminha que “é muito importante que os fundos sejam geridos de forma descentralizada” porque “a maioria dos projetos implica proximidade”.

O Presidente sugeriu dar mais poder às CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional), “até para garantir a execução dos fundos europeus”.

“Se se quer uma taxa de execução o mais próxima possível de 100%, é mais fácil com a participação e a intervenção dos que estão próximos do terreno”, defendeu o chefe de Estado.

Já há acordo para ligação férrea entre Norte e Galiza

O presidente da Câmara do Porto anunciou, esta segunda-feira, que o Governo já chegou a acordo para a construção da nova ligação ferroviária entre a região Norte e a Galiza.

“A indicação que tenho é que, de facto, haverá uma duplicação da linha do Norte, entre Lisboa e Porto, e que a partir do Porto–Campanhã irá pelo aeroporto até à fronteira, e depois ligando à rede espanhola”, disse Rui Moreira, citado pelo jornal online ECO.

Segundo o jornal digital, esta é a “concretização de um velho sonho”, mas o projeto ainda deve demorar dez anos até ficar concluído.

“A ligação de Madrid à Galiza potencia também a nossa região. A partir do momento em que esteja a funcionar, o que eu quero é que nós consigamos, com esta nova linha que faz a ligação entre Lisboa, Porto, Vigo e Corunha, pegar na malinha, sair na estação e entrar imediatamente no TGV”, disse ainda o autarca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …