Marcelo tem a porta aberta para um novo mandato. Seria reeleito com 74% dos votos

Estela Silva / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa pode ter o caminho livre para uma recandidatura nas presidenciais de 2021. Sondagem revela que os eleitores do PS dariam a Marcelo cerca de 80% do seu apoio.

Segundo uma sondagem da Pitagórica, para o Jornal de Notícias e TSF, divulgada este sábado, o Presidente da República teria uma vitória esmagadora para um possível segundo mandato. A sondagem atribui-lhe 74% das intenções de voto dos portugueses e uma avaliação positiva por parte de 91% dos inquiridos.

Marcelo Rebelo de Sousa seria eleito com mais 22 pontos do que aqueles que venceu em 2016, se se repetissem as últimas eleições presidenciais. Além disso, a sondagem esclarece que os eleitores socialistas dariam a Marcelo cerca de 80% dos seus votos, um ponto a mais do que o que lhe dá o eleitorado PSD/CDS, a sua família partidária de origem.

O eleitorado que menos apoia o atual Presidente para um segundo mandato é o comunista. Ainda assim, 50% dos eleitores da CDU votariam novamente em Marcelo Rebelo de Sousa.

Além da maioria absoluta nas intenções de voto, é dada a Marcelo uma avaliação positiva por parte de 91% dos portugueses inquiridos, e 29% dizem que a atuação do Presidente tem sido “muito boa”.

Em três categorias distintas, Marcelo consegue reunir quase unanimidade: entre os portugueses com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos (97%), entre os habitantes de Lisboa (95%), e entre os eleitores do PS e do Bloco de Esquerda (96%).

Em relação ao grau de exigência que Marcelo deverá ter para com o Governo, caso seja reeleito, 71% dos inquiridos afirmam que a exigência deve aumentar. Este pedido é particularmente desejado entre os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (82%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …