/

Marcelo tem a porta aberta para um novo mandato. Seria reeleito com 74% dos votos

Estela Silva / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa pode ter o caminho livre para uma recandidatura nas presidenciais de 2021. Sondagem revela que os eleitores do PS dariam a Marcelo cerca de 80% do seu apoio.

Segundo uma sondagem da Pitagórica, para o Jornal de Notícias e TSF, divulgada este sábado, o Presidente da República teria uma vitória esmagadora para um possível segundo mandato. A sondagem atribui-lhe 74% das intenções de voto dos portugueses e uma avaliação positiva por parte de 91% dos inquiridos.

Marcelo Rebelo de Sousa seria eleito com mais 22 pontos do que aqueles que venceu em 2016, se se repetissem as últimas eleições presidenciais. Além disso, a sondagem esclarece que os eleitores socialistas dariam a Marcelo cerca de 80% dos seus votos, um ponto a mais do que o que lhe dá o eleitorado PSD/CDS, a sua família partidária de origem.

O eleitorado que menos apoia o atual Presidente para um segundo mandato é o comunista. Ainda assim, 50% dos eleitores da CDU votariam novamente em Marcelo Rebelo de Sousa.

Além da maioria absoluta nas intenções de voto, é dada a Marcelo uma avaliação positiva por parte de 91% dos portugueses inquiridos, e 29% dizem que a atuação do Presidente tem sido “muito boa”.

Em três categorias distintas, Marcelo consegue reunir quase unanimidade: entre os portugueses com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos (97%), entre os habitantes de Lisboa (95%), e entre os eleitores do PS e do Bloco de Esquerda (96%).

Em relação ao grau de exigência que Marcelo deverá ter para com o Governo, caso seja reeleito, 71% dos inquiridos afirmam que a exigência deve aumentar. Este pedido é particularmente desejado entre os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (82%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.