A direita pode esperar. Marcelo quer segurar o Governo até 2023

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa prepara-se para um segundo mandato num ambiente político muito distinto do de há cinco anos. Apesar de não exigir a António Costa garantias formais de durabilidade, conta com a esquerda para segurar o Governo até 2023.

“O PCP, o PAN e o PEV não fecham a porta à convergência para a segunda metade da legislatura. Nem o BE fecha portas para o futuro. E não vejo razões para duvidar desses propósitos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa em declarações ao Expresso, lembrando que o próprio exigiu ao Governo que se entendesse à esquerda para salvar os dois últimos Orçamentos do Estado.

“A votação dos Orçamentos para 2020 e 2021 não foi mais complexa do que a dos Orçamentos para 2018 e 2019, apesar de a composição parlamentar ser agora mais difícil e a situação pandémica, económica e social também”, acrescentou o atual Presidente. À direita, resta não ter pressa e saber esperar.

O chefe de Estado entende que é cedo para viragens e que 2023 pode ser o ano de saída de Costa – quem sabe, com olhos postos na presidência do Conselho. Para Marcelo, dissolver o Parlamento antes disso não vale a pena, até porque enfraqueceria tanto a esquerda quanto a direita.

Neste sentido, também considera que não vale a pena exigir ao Governo garantias formais de acordos estáveis, porque, sendo reeleito, quando ele próprio tomar posse em março, a legislatura irá quase a meio. Na altura, estarão cumpridos dois dos cinco anos na Presidência e resta-lhe tempo para ver a sua família política chegar ao poder.

Para Luís Marques Mendes, comentador e conselheiro de Estado, o segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa é um exercício de alto risco.

No jornal “Regional” de São João da Madeira, Marques Mendes escreveu um artigo com o título Boa sorte, Presidente, no qual sustenta que o mandato vai ser “excecionalmente difícil”, porque “o país está a ficar ingovernável e pode caminhar a passos largos para a tempestade perfeita – não haver condições para governar à esquerda e à direita“.

Mesmo que a esquerda vá conseguindo segurar o Governo, o conselheiro alertou para “a fatura de ficar nas mãos do PCP e das suas exigências”. Tal seria “gerir o poder” e “não governar”, com “o país a sofrer as consequências”.

À direita, “procura-se alternativa, mas não se vislumbra”, e é neste quadro de “beco sem saída” que Marques Mendes antecipa um segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Boa sorte, Presidente. Bem vai precisar dela.”

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tenho dúvidas que este governo lá chegue. O BE já saltou do barco a afundar. O Pedro Nuno Santos não tarda muito também sai do governo (e com ele sai grande parte do apoio do PS). O Cabrita está a prazo. A ministra da saúde é o que é. Este governo não chega a 23.

  2. Falta saber se o Costa quer governar sem dinheiro …

    Os amigalhaços do passado não quiseram, se o Costa não saltar do barco quando afundar … será o primeiro da sua cor política a conseguir a proeza.

    Não creio que o dinheiro da união chegue a tempo de o salvar … e sem restrições económicas.

RESPONDER

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …