Marcelo quer debates com todos os candidatos

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende que todos os candidatos devem ser tratados de forma igual e, por isso, espera poder debater com todos os seus adversários na corrida a Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta quarta-feira que não devem existir candidatos “de primeira, de segunda e de terceira” e que todos devem ser tratados da mesma forma.

Por isso, o candidato que se assume independente espera ter a oportunidade de debater com todos os candidatos.

“Eu disse que, da minha parte, havia uma total disponibilidade de frente-a-frente com todos os candidatos que tivessem candidaturas formalizadas. São dez. Não são três, não são cinco, não são sete, são dez”, afirmou Marcelo, citado pela agência Lusa.

O candidato salientou ainda que as eleições Presidenciais, marcadas para 24 de janeiro do próximo ano, não devem ser encaradas “como em alguns torneios em que há cabeças de série, que se acham mais importantes e outros que não são”.

“Espero que haja da parte das televisões uma disponibilidade para haver debates de todos com todos”, defendeu.

Os debates televisivos arrancam já na próxima sexta-feira mas só vão pôr frente-a-frente sete dos dez candidatos, não se sabendo o destino dos restantes três, como mostra o jornal Público.

Para já, estão agendados debates entre o próprio Marcelo, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.

Ficam assim de fora os candidatos, também aceites esta segunda-feira pelo Tribunal Constitucional, Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans.

Haverá três debates por dia, um por cada canal, entre 1 e 6 de janeiro, embora só o canal público transmita os debates em sinal aberto.

A partir do dia 7, a SIC transmite no seu canal aberto o debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa e, no dia seguinte, a RTP passa o debate entre Marcelo e Maria de Belém. Para 9 de Janeiro está previsto o embate entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém na TVI.

A 19 de janeiro está previsto um último debate, entre todos os candidatos presidenciais, com lugar na RTP, algo inédito na história do debate televisivo político. A Antena 1 vai seguir o exemplo já na próxima segunda-feira, entre as 10h e as 12h, disponível em ‘streaming’ no site da estação e no portal da RTP.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …

Primeira linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas já esgotou

A primeira linha de crédito criada pelo Governo para apoiar empresas, no âmbito da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, já esgotou. De acordo com o semanário Expresso, já não estão a ser aceites candidaturas para …

Recém-nascidos vão poder ser registados pela Internet

O registo de recém-nascidos vai poder ser feito através da plataforma digital dos Serviços da Justiça, de modo a evitar as saídas de casa. Os balcões "Nascer Cidadãos", que garantiam o registo de bebés após o …

Quase 30% dos brasileiros diz não fazer isolamento social

Quase um terço dos brasileiros não faz isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, segundo uma sondagem divulgada pelo Instituto Datafolha. De acordo com os inquéritos feitos pelo Instituto …

Sindicato dos magistrados do MP quer legislação para dispensa de autópsias

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) defende a criação de uma legislação temporária para a dispensa de autópsias médico-legais durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o Observador, numa carta aberta enviada à …