Marcelo quer debates com todos os candidatos

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende que todos os candidatos devem ser tratados de forma igual e, por isso, espera poder debater com todos os seus adversários na corrida a Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta quarta-feira que não devem existir candidatos “de primeira, de segunda e de terceira” e que todos devem ser tratados da mesma forma.

Por isso, o candidato que se assume independente espera ter a oportunidade de debater com todos os candidatos.

“Eu disse que, da minha parte, havia uma total disponibilidade de frente-a-frente com todos os candidatos que tivessem candidaturas formalizadas. São dez. Não são três, não são cinco, não são sete, são dez”, afirmou Marcelo, citado pela agência Lusa.

O candidato salientou ainda que as eleições Presidenciais, marcadas para 24 de janeiro do próximo ano, não devem ser encaradas “como em alguns torneios em que há cabeças de série, que se acham mais importantes e outros que não são”.

“Espero que haja da parte das televisões uma disponibilidade para haver debates de todos com todos”, defendeu.

Os debates televisivos arrancam já na próxima sexta-feira mas só vão pôr frente-a-frente sete dos dez candidatos, não se sabendo o destino dos restantes três, como mostra o jornal Público.

Para já, estão agendados debates entre o próprio Marcelo, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.

Ficam assim de fora os candidatos, também aceites esta segunda-feira pelo Tribunal Constitucional, Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans.

Haverá três debates por dia, um por cada canal, entre 1 e 6 de janeiro, embora só o canal público transmita os debates em sinal aberto.

A partir do dia 7, a SIC transmite no seu canal aberto o debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nóvoa e, no dia seguinte, a RTP passa o debate entre Marcelo e Maria de Belém. Para 9 de Janeiro está previsto o embate entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém na TVI.

A 19 de janeiro está previsto um último debate, entre todos os candidatos presidenciais, com lugar na RTP, algo inédito na história do debate televisivo político. A Antena 1 vai seguir o exemplo já na próxima segunda-feira, entre as 10h e as 12h, disponível em ‘streaming’ no site da estação e no portal da RTP.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …