Presidente pressiona Rio. “Custa muito viabilizar este Orçamento?”

José Coelho / Lusa

O Presidente da República afirmou, esta sexta-feira, que está confiante de que o Orçamento do Estado 2021 vai ser aprovado à esquerda, mas, caso isso não aconteça, espera que seja o PSD a viabilizar o documento.

“Estou confiante. Não me passa pela cabeça que seja chumbado o Orçamento. Eu, como líder da oposição, por muito menos do que isso viabilizei três Orçamentos do primeiro-ministro António Guterres, com parte do meu partido subelevado, a não gostar nada, com parte do eleitorado a protestar”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, em Faro, no Algarve, citado pelo jornal online Observador.

Questionado sobre se estaria a dar um conselho ao líder do PSD, Rui Rio, o Presidente da República disse que não, dizendo que é apenas uma questão de “bom senso meridiano”.

O chefe de Estado recordou que “estamos perante uma situação que é grave na pandemia e grave na crise económica e social” e que Portugal está em vésperas de receber os fundos europeus e de assumir a presidência da União Europeia.

“É nessa altura que se provoca uma crise política? Ainda para mais quando o Presidente nem pode dissolver a Assembleia da República, e o novo Presidente só volta a ter esse poder em março ou abril do ano seguinte.”

“Custa muito viabilizar este Orçamento? Qualquer pessoa de bom senso diria que faz isto pelo interesse do país. E para o ano logo veremos”, rematou.

“O que é normal é que haja um Governo apoiado pela esquerda. Mas, no caso do Orçamento, se não for possível haver esse apoio natural à esquerda, a oposição que ambiciona ser Governo pensará o que eu pensei como líder da oposição na altura: ‘que diabo, temos aqui um caminho importante para o euro, um caminho importante e difícil, por isso importa viabilizar o Orçamento, os eleitores que fiquem tristes, mas pelo interesse nacional justifica-se'”, afirmou Marcelo.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Desculpa lá o Marcelo mas o BE e o PCP sempre dormiram ao lado do governo a conta disso estão a ganhar uma pequena fortuna em fundos europeus, sempre gritaram que o país tinha uma maioria de esquerda sorridentes…. Agora vir pedir a direita para viabilizar uma coisa que está a destruir o país só para o PCP e BE fazerem aquele choradinho de que estão na oposição??? Isso não…. A esquerda que se entenda… Já agora não conte comigo para votar novamente em si… Farto de m* já ando eu.

  2. Alguém sabe quando foi a última vez que o Partido Socialista não votou contra um orçamento de um governo liderado pelo PSD?

    • Também não me lembro do PPDD votar a favor de O.E. do PS, entre PS,PPD e CDS o diabo que os leve, do PCP e BE nem vale apena comentar esses são do quanto pior melhor querem todos é poleiro.

RESPONDER

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …