Fica à espera: Marcelo não vai (ainda) à CPI sobre as gémeas

1

Nuno Veiga / Lusa

Presidente da República explicou a Aguiar-Branco que só responde perante o povo e lembra que ainda muita gente vai ser ouvida.

A comissão parlamentar de inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras (Maitê e Lorena), que tiveram acesso ao medicamento mais caro do mundo, vai continuar depois das férias.

A mãe das crianças já foi ouvida, Lacerda Sales também, o filho de Marcelo Rebelo de Sousa também. Entre outros.

Obviamente uma audição importante seria com o próprio Marcelo Rebelo de Sousa – mas isso não vai acontecer para já.

O presidente da República falou com o presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, sobre a notificação que recebeu para ir à comissão.

Começou por lembrar que só responde politicamente perante o povo, ou perante o Supremo Tribunal de Justiça, lê-se no site da Presidência.

Nesse contexto, reforçou que não responde politicamente pelo desempenho do seu mandato “perante qualquer órgão ou instituição pública”.

Por isso, “não se encontra obrigado a pronunciar-se a solicitação desses órgãos ou instituições públicas”.

Mas deixa uma porta aberta: vai esperar e depois decide se vai falar com os deputados sobre o processo.

“No caso vertente, sendo público que um número elevado de cidadãos irá ainda ser ouvido, o Presidente da República, que já se pronunciou publicamente sobre a temática em apreço, reserva a sua decisão quanto a nova pronúncia, para momento posterior a todos os testemunhos, por forma a ponderar se existe matéria que o justifique”, finaliza a carta (que até indica por engano que Marcelo já foi notificado em 2023).

O antigo primeiro-ministro António Costa e o antigo presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva também foram convocados para depor nesta comissão parlamentar de inquérito.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Mais um que esta preparado para mentir quando for interrogado, muito cautelosamente…, espera pela hora certa para o fazer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.