/

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita.

Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são “típicos da luta político-partidária” e que não cabe ao Presidente da República intervir na composição do Executivo.

“O Presidente não intervém em matéria de composição do Governo, a não ser sobre proposta do primeiro-ministro. Não estamos num regime presidencialista, em que o PR é primeiro-ministro ao mesmo tempo. A Constituição é o que é”, disse, citado pelo Expresso.

O chefe de Estado considerou, à margem de uma visita a uma Loja Solidária, em Esposende, que um dos problemas mais evidentes no caso de Odemira é “o problema da imigração”, salientando que “vale mais encarar o problema de frente do que fingir que não existe”.

Ao contrário do que alguns defendem, este caso torna claro que países como Portugal necessitam de mão-de-obra estrangeira, mas é essencial garantir todas as condições a estes cidadãos, ressalvou.

“Foi importante porque de vez em quando há quem diga: nós não precisamos dos imigrantes, fora os imigrantes. E isso é mentira“, frisou o Presidente.

“Não se pode ser viver é à custa de imigrantes, fingindo que aqueles que realmente contribuem para o interesse de todos estão a viver em condições e em situações piores do que em muitos casos vivem os nacionais dos próprios Estados. Isso não é possível”, acrescentou.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.