Marcelo já fez mais do dobro das viagens de Cavaco

Miguel A. Lopes / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa durante a visita à Cidade Proíbida em Pequim

Desde que foi eleito, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já fez 22 visitas de Estado ao estrangeiro, quase o dobro das viagens feitas pelo seu antecessor, Cavaco Silva, no mesmo período de tempo

Os números são avançados pelo Jornal de Negócios esta sexta-feira, tendo por base um levantamento realizado pelo diário na página da Assembleia da República, que tem de autorizar as viagens ao estrangeiro do chefe de Estado. Em análise estiveram os primeiros quatro anos de Presidência do seu primeiro mandato.

Tal como observa o Negócios, o registo do atual chefe de Estado torna-se ainda mais impressionante se foram consideradas todas as viagens ao estrangeiro e não apenas as de Estado – deslocações formais, a convite do chefe de Estado desse país.

Segundo estes registos, Marcelo Rebelo de Sousa irá cumprir a 60.ª deslocação ao estrangeiro na próxima semana, quando voar até Nápoles, Itália.

Cavaco Silva, o 19.º Presidente da República Portuguesa, realizou 22 deslocações ao estrangeiro entre março de 2006 e maio de 2009. Politólogos ouvidos pelo diário de economia não estranham as diferenças. Marcelo Rebelo de Sousa, recorde-se, está no cargo desde março de 2016.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como se fosse angariar investimento estrangeiro. Por alguma razão Cavaco, economista, fez menos. Paga Zé Povinho. O Soares até montou uma tartaruga tal o à vontade nas férias presidenciais.

RESPONDER

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …