Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

António Pedro Santos / Lusa

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está melhor e até Marcelo Rebelo de Sousa sente o desgaste.

A mais recente sondagem da Aximage feita para a TSF e o Jornal de Notícias revela uma queda da popularidade do Presidente da República, do Governo e do primeiro-ministro, mas também da oposição. Ninguém escapa.

No caso de António Costa, o primeiro-ministro desce três pontos percentuais relativamente a Setembro passado, mas ainda assim, continua a receber uma maioria de avaliações positivas (51%).

A popularidade de Costa tem vindo a cair progressivamente desde o Verão, com 45% dos inquiridos a darem-lhe um “bom” no desempenho, enquanto apenas 6% lhe atribuem um “muito bom” e 16% o classificam como “nem bem, nem mal”.

As avaliações negativas sobem relativamente a Setembro, com 18% a falarem de um “mau” desempenho, 11% a classificarem-no como “muito mau”. No total, 29% dos inquiridos dão-lhe nota negativa.

Curiosamente, é junto dos eleitores do PSD e do Bloco de Esquerda (BE) que António Costa recebe mais avaliações positivas do que negativas.

No caso do BE, 52% dos inquiridos dão-lhe nota positiva enquanto 26% lhe atribuem nota negativa e 21% consideram o desempenho de Costa “assim, assim”.

No caso da CDU, 55% dos inquiridos atribuem uma avaliação positiva a Costa e 22% negativa.

As notas mais negativas para o primeiro-ministro surgem do eleitorado do CDS, do Iniciativa Liberal e do Livre.

Quanto ao Governo, 45% dos inquiridos dão-lhe nota positiva contra 30% de avaliações negativas.

Por seu turno, a oposição recebe apenas 27% de opiniões positivas contra 38% de negativas.

Os eleitores mais à direita, que votam no Iniciativa Liberal, no CDS e no Chega, são os mais críticos da oposição, com as notas negativas a ultrapassarem os 60%.

Mas nem o Presidente da República escapa desta tendência de queda, descendo 4 pontos percentuais relativamente a sondagens anteriores. Marcelo recolhe, ainda assim, 60% de notas positivas contra 22% negativas.

Em termos de eleitorado, são os socialistas os que mais avaliam positivamente Marcelo, com 84%, enquanto os sociais-democratas lhe atribuem 64% de notas positivas.

Os eleitores do Chega e do Livre são os que mais criticam Marcelo.

De notar ainda que 70% de todo o eleitorado defende que Marcelo deve exigir mais ao Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Costa tem os dias contados. Na primeira vaga saiu-lhe a sorte grande. Na segunda, vem o seu fim enquanto primeiro-ministro. Não passa de 2021. Com a crise pandémica, as medidas restritivas, a falta de paciência das pessoas, a crise económica que só agora começa, e que vai ser brutal, não lhe antevejo grande futuro. Governou em tempos de vacas gordas e agora veremos como o faz em tempos difíceis.
    O Bloco já percebeu isso e apeou-se enquanto é tempo.

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …