Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

3

António Pedro Santos / Lusa

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está melhor e até Marcelo Rebelo de Sousa sente o desgaste.

A mais recente sondagem da Aximage feita para a TSF e o Jornal de Notícias revela uma queda da popularidade do Presidente da República, do Governo e do primeiro-ministro, mas também da oposição. Ninguém escapa.

No caso de António Costa, o primeiro-ministro desce três pontos percentuais relativamente a Setembro passado, mas ainda assim, continua a receber uma maioria de avaliações positivas (51%).

A popularidade de Costa tem vindo a cair progressivamente desde o Verão, com 45% dos inquiridos a darem-lhe um “bom” no desempenho, enquanto apenas 6% lhe atribuem um “muito bom” e 16% o classificam como “nem bem, nem mal”.

As avaliações negativas sobem relativamente a Setembro, com 18% a falarem de um “mau” desempenho, 11% a classificarem-no como “muito mau”. No total, 29% dos inquiridos dão-lhe nota negativa.

Curiosamente, é junto dos eleitores do PSD e do Bloco de Esquerda (BE) que António Costa recebe mais avaliações positivas do que negativas.

No caso do BE, 52% dos inquiridos dão-lhe nota positiva enquanto 26% lhe atribuem nota negativa e 21% consideram o desempenho de Costa “assim, assim”.

No caso da CDU, 55% dos inquiridos atribuem uma avaliação positiva a Costa e 22% negativa.

As notas mais negativas para o primeiro-ministro surgem do eleitorado do CDS, do Iniciativa Liberal e do Livre.

Quanto ao Governo, 45% dos inquiridos dão-lhe nota positiva contra 30% de avaliações negativas.

Por seu turno, a oposição recebe apenas 27% de opiniões positivas contra 38% de negativas.

Os eleitores mais à direita, que votam no Iniciativa Liberal, no CDS e no Chega, são os mais críticos da oposição, com as notas negativas a ultrapassarem os 60%.

Mas nem o Presidente da República escapa desta tendência de queda, descendo 4 pontos percentuais relativamente a sondagens anteriores. Marcelo recolhe, ainda assim, 60% de notas positivas contra 22% negativas.

Em termos de eleitorado, são os socialistas os que mais avaliam positivamente Marcelo, com 84%, enquanto os sociais-democratas lhe atribuem 64% de notas positivas.

Os eleitores do Chega e do Livre são os que mais criticam Marcelo.

De notar ainda que 70% de todo o eleitorado defende que Marcelo deve exigir mais ao Governo.

ZAP //

3 Comments

  1. O Costa tem os dias contados. Na primeira vaga saiu-lhe a sorte grande. Na segunda, vem o seu fim enquanto primeiro-ministro. Não passa de 2021. Com a crise pandémica, as medidas restritivas, a falta de paciência das pessoas, a crise económica que só agora começa, e que vai ser brutal, não lhe antevejo grande futuro. Governou em tempos de vacas gordas e agora veremos como o faz em tempos difíceis.
    O Bloco já percebeu isso e apeou-se enquanto é tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.