Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

António Pedro Santos / Lusa

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está melhor e até Marcelo Rebelo de Sousa sente o desgaste.

A mais recente sondagem da Aximage feita para a TSF e o Jornal de Notícias revela uma queda da popularidade do Presidente da República, do Governo e do primeiro-ministro, mas também da oposição. Ninguém escapa.

No caso de António Costa, o primeiro-ministro desce três pontos percentuais relativamente a Setembro passado, mas ainda assim, continua a receber uma maioria de avaliações positivas (51%).

A popularidade de Costa tem vindo a cair progressivamente desde o Verão, com 45% dos inquiridos a darem-lhe um “bom” no desempenho, enquanto apenas 6% lhe atribuem um “muito bom” e 16% o classificam como “nem bem, nem mal”.

As avaliações negativas sobem relativamente a Setembro, com 18% a falarem de um “mau” desempenho, 11% a classificarem-no como “muito mau”. No total, 29% dos inquiridos dão-lhe nota negativa.

Curiosamente, é junto dos eleitores do PSD e do Bloco de Esquerda (BE) que António Costa recebe mais avaliações positivas do que negativas.

No caso do BE, 52% dos inquiridos dão-lhe nota positiva enquanto 26% lhe atribuem nota negativa e 21% consideram o desempenho de Costa “assim, assim”.

No caso da CDU, 55% dos inquiridos atribuem uma avaliação positiva a Costa e 22% negativa.

As notas mais negativas para o primeiro-ministro surgem do eleitorado do CDS, do Iniciativa Liberal e do Livre.

Quanto ao Governo, 45% dos inquiridos dão-lhe nota positiva contra 30% de avaliações negativas.

Por seu turno, a oposição recebe apenas 27% de opiniões positivas contra 38% de negativas.

Os eleitores mais à direita, que votam no Iniciativa Liberal, no CDS e no Chega, são os mais críticos da oposição, com as notas negativas a ultrapassarem os 60%.

Mas nem o Presidente da República escapa desta tendência de queda, descendo 4 pontos percentuais relativamente a sondagens anteriores. Marcelo recolhe, ainda assim, 60% de notas positivas contra 22% negativas.

Em termos de eleitorado, são os socialistas os que mais avaliam positivamente Marcelo, com 84%, enquanto os sociais-democratas lhe atribuem 64% de notas positivas.

Os eleitores do Chega e do Livre são os que mais criticam Marcelo.

De notar ainda que 70% de todo o eleitorado defende que Marcelo deve exigir mais ao Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Costa tem os dias contados. Na primeira vaga saiu-lhe a sorte grande. Na segunda, vem o seu fim enquanto primeiro-ministro. Não passa de 2021. Com a crise pandémica, as medidas restritivas, a falta de paciência das pessoas, a crise económica que só agora começa, e que vai ser brutal, não lhe antevejo grande futuro. Governou em tempos de vacas gordas e agora veremos como o faz em tempos difíceis.
    O Bloco já percebeu isso e apeou-se enquanto é tempo.

RESPONDER

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …

Do gesto altruísta à "bomba" que deixaria Scholes orgulhoso. Bruno Fernandes brilha na Champions

Bruno Fernandes esteve em destaque ao serviço do Manchester United em noite de Liga dos Campeões. O português marcou um golaço e teve oportunidade de fazer o hat-trick, mas ofereceu o penálti. Num grupo H ainda …

Sucessivos adiamentos e conversas de backstage entre PS e PCP. As medidas encalhadas vão hoje à prova de fogo

As negociações entre PS e PCP continuam, mesmo enquanto decorrem as votações do Orçamento do Estado para 2021. Os ex-parceiros de geringonça estão a adiar sistematicamente a votação de algumas propostas desde sexta-feira - mas …

Inspeção atrasa viagem do FC Porto para Marselha. FC Porto culpa o Estado

Uma inspeção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na zona VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, atrasou em uma hora a viagem da equipa do FC Porto para Marselha, onde vai jogar …

É impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos em poucos meses

O presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos alerta que é impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos até 31 de março. O Parlamento aprovou duas propostas para criar mais 400 camas …

De Wuhan a Santa Maria da Feira. Crise não abala a Louis Vuitton que reforça aposta no "made in Portugal"

A marca de luxo Louis Vuitton reforçou o seu investimento em Portugal, com a abertura de mais uma fábrica para a produção de componentes de sapatos em Santa Maria da Feira. A empresa mantém a …

Piqué deve parar entre quatro e cinco meses. Koeman revelou extensão da lesão a treinador adversário

Gerard Piqué deverá ficar afastado dos relvados durante quatro a cinco meses, depois de ter sofrido uma entorse de grau 3 no ligamento lateral interno do joelho direito e uma rotura parcial do ligamento cruzado …