Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

António Pedro Santos / Lusa

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está melhor e até Marcelo Rebelo de Sousa sente o desgaste.

A mais recente sondagem da Aximage feita para a TSF e o Jornal de Notícias revela uma queda da popularidade do Presidente da República, do Governo e do primeiro-ministro, mas também da oposição. Ninguém escapa.

No caso de António Costa, o primeiro-ministro desce três pontos percentuais relativamente a Setembro passado, mas ainda assim, continua a receber uma maioria de avaliações positivas (51%).

A popularidade de Costa tem vindo a cair progressivamente desde o Verão, com 45% dos inquiridos a darem-lhe um “bom” no desempenho, enquanto apenas 6% lhe atribuem um “muito bom” e 16% o classificam como “nem bem, nem mal”.

As avaliações negativas sobem relativamente a Setembro, com 18% a falarem de um “mau” desempenho, 11% a classificarem-no como “muito mau”. No total, 29% dos inquiridos dão-lhe nota negativa.

Curiosamente, é junto dos eleitores do PSD e do Bloco de Esquerda (BE) que António Costa recebe mais avaliações positivas do que negativas.

No caso do BE, 52% dos inquiridos dão-lhe nota positiva enquanto 26% lhe atribuem nota negativa e 21% consideram o desempenho de Costa “assim, assim”.

No caso da CDU, 55% dos inquiridos atribuem uma avaliação positiva a Costa e 22% negativa.

As notas mais negativas para o primeiro-ministro surgem do eleitorado do CDS, do Iniciativa Liberal e do Livre.

Quanto ao Governo, 45% dos inquiridos dão-lhe nota positiva contra 30% de avaliações negativas.

Por seu turno, a oposição recebe apenas 27% de opiniões positivas contra 38% de negativas.

Os eleitores mais à direita, que votam no Iniciativa Liberal, no CDS e no Chega, são os mais críticos da oposição, com as notas negativas a ultrapassarem os 60%.

Mas nem o Presidente da República escapa desta tendência de queda, descendo 4 pontos percentuais relativamente a sondagens anteriores. Marcelo recolhe, ainda assim, 60% de notas positivas contra 22% negativas.

Em termos de eleitorado, são os socialistas os que mais avaliam positivamente Marcelo, com 84%, enquanto os sociais-democratas lhe atribuem 64% de notas positivas.

Os eleitores do Chega e do Livre são os que mais criticam Marcelo.

De notar ainda que 70% de todo o eleitorado defende que Marcelo deve exigir mais ao Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Costa tem os dias contados. Na primeira vaga saiu-lhe a sorte grande. Na segunda, vem o seu fim enquanto primeiro-ministro. Não passa de 2021. Com a crise pandémica, as medidas restritivas, a falta de paciência das pessoas, a crise económica que só agora começa, e que vai ser brutal, não lhe antevejo grande futuro. Governou em tempos de vacas gordas e agora veremos como o faz em tempos difíceis.
    O Bloco já percebeu isso e apeou-se enquanto é tempo.

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …