Presidenciais 2021. Marcelo deixou “conselho amigo” a André Ventura

José Coelho / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República alertou o líder e deputado único do Chega para desistir de uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2021, uma vez que esta lhe traria “mais desvantagens do que vantagens”, avança o jornal Sol.

O aviso de Marcelo Rebelo de Sousa a André Ventura aconteceu durante a audiência que o Chefe de Estado concedeu aos representantes do Chega no passado dia 15 de dezembro.

Durante a reunião, apurou o jornal Sol, o Presidente da República deixou ao deputado único do Chega um “conselho de amigo”: disse-lhe para desistir da ideia, uma vez que esta iniciativa lhe traria “mais desvantagens do que vantagens”.

Neste encontro e apesar do aviso, escreve o mesmo jornal, o chefe de Estado ficou com a certeza que Ventura irá mesmo avançar.

De acordo com o Sol, um dos argumentos apresentados por Marcelo para sustentar o conselho passava pela possibilidade de André Ventura poder chegar a um resultado próximo dos 10% nas presidenciais, um resultado que o Chega dificilmente poderia repetir nas autárquicas, em outubro de 2021.

Estes números são apresentados pelo jornal tendo em conta um estudo de opinião.

Uma descida acentuada do eleitorado do Chega poderia ser vista como “um erro estratégico”, por criar a ideia de uma curva descendente irreversível para o novo partido.

Chega ainda não decidiu quem apoiará

Tal como recorda o jornal Sol, o Chega não escolheu ainda se vai apoiar algum candidato nas presidenciais de 2021. O Conselho Nacional do partido, inicialmente agendado para dezembro passado, foi adiado para 22 de janeiro, altura em que o partido devera tomar uma decisão sobre as próximas eleições.

“Vamos ouvir os conselhos nacionais sobre os nomes que estão em cima da mesa para serem apoiados e depois há de ser tomada uma decisão. Penso que o candidato do Chega deverá ser anunciado entre o final de janeiro e o início de fevereiro”, adiantou André Ventura, em declarações ao mesmo jornal.

O deputado único do Chega disse ainda que um eventual apoio ao atual Presidente da República implicaria a sua saída. “Isso implicaria a minha demissão. Respeitaria a decisão, porque os órgãos do partido são soberanos nesse aspeto, mas seria sinal de que não estaríamos em sintonia”, apontou.

Marcelo foi eleito em 2016, reunindo 52% dos votos dos portugueses e tornando-se no 20.º Presidente da República portuguesa, o 5.º desde o 25 de Abril de 1974.

As próximas eleições presidenciais realizam-se no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …

Deputados obrigados a usar máscara mesmo nas intervenções orais no Parlamento

A Assembleia da República pediu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a opção de retirar a máscara durante as intervenções parlamentares. A partir desta semana, os deputados serão obrigatórios a manter a máscara …

Grávidas com covid-19 podem ter um maior risco de lesões na placenta

As mulheres que contraem a covid-19 durante a gravidez podem correr um maior risco de sofrer lesões na placenta, concluiu uma nova investigação. Comparativamente com as mulheres não infetadas com o novo coronavírus, as mulheres infetadas …