Presidenciais 2021. Marcelo deixou “conselho amigo” a André Ventura

José Coelho / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República alertou o líder e deputado único do Chega para desistir de uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2021, uma vez que esta lhe traria “mais desvantagens do que vantagens”, avança o jornal Sol.

O aviso de Marcelo Rebelo de Sousa a André Ventura aconteceu durante a audiência que o Chefe de Estado concedeu aos representantes do Chega no passado dia 15 de dezembro.

Durante a reunião, apurou o jornal Sol, o Presidente da República deixou ao deputado único do Chega um “conselho de amigo”: disse-lhe para desistir da ideia, uma vez que esta iniciativa lhe traria “mais desvantagens do que vantagens”.

Neste encontro e apesar do aviso, escreve o mesmo jornal, o chefe de Estado ficou com a certeza que Ventura irá mesmo avançar.

De acordo com o Sol, um dos argumentos apresentados por Marcelo para sustentar o conselho passava pela possibilidade de André Ventura poder chegar a um resultado próximo dos 10% nas presidenciais, um resultado que o Chega dificilmente poderia repetir nas autárquicas, em outubro de 2021.

Estes números são apresentados pelo jornal tendo em conta um estudo de opinião.

Uma descida acentuada do eleitorado do Chega poderia ser vista como “um erro estratégico”, por criar a ideia de uma curva descendente irreversível para o novo partido.

Chega ainda não decidiu quem apoiará

Tal como recorda o jornal Sol, o Chega não escolheu ainda se vai apoiar algum candidato nas presidenciais de 2021. O Conselho Nacional do partido, inicialmente agendado para dezembro passado, foi adiado para 22 de janeiro, altura em que o partido devera tomar uma decisão sobre as próximas eleições.

“Vamos ouvir os conselhos nacionais sobre os nomes que estão em cima da mesa para serem apoiados e depois há de ser tomada uma decisão. Penso que o candidato do Chega deverá ser anunciado entre o final de janeiro e o início de fevereiro”, adiantou André Ventura, em declarações ao mesmo jornal.

O deputado único do Chega disse ainda que um eventual apoio ao atual Presidente da República implicaria a sua saída. “Isso implicaria a minha demissão. Respeitaria a decisão, porque os órgãos do partido são soberanos nesse aspeto, mas seria sinal de que não estaríamos em sintonia”, apontou.

Marcelo foi eleito em 2016, reunindo 52% dos votos dos portugueses e tornando-se no 20.º Presidente da República portuguesa, o 5.º desde o 25 de Abril de 1974.

As próximas eleições presidenciais realizam-se no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …