Presidenciais 2021. Marcelo deixou “conselho amigo” a André Ventura

José Coelho / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República alertou o líder e deputado único do Chega para desistir de uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2021, uma vez que esta lhe traria “mais desvantagens do que vantagens”, avança o jornal Sol.

O aviso de Marcelo Rebelo de Sousa a André Ventura aconteceu durante a audiência que o Chefe de Estado concedeu aos representantes do Chega no passado dia 15 de dezembro.

Durante a reunião, apurou o jornal Sol, o Presidente da República deixou ao deputado único do Chega um “conselho de amigo”: disse-lhe para desistir da ideia, uma vez que esta iniciativa lhe traria “mais desvantagens do que vantagens”.

Neste encontro e apesar do aviso, escreve o mesmo jornal, o chefe de Estado ficou com a certeza que Ventura irá mesmo avançar.

De acordo com o Sol, um dos argumentos apresentados por Marcelo para sustentar o conselho passava pela possibilidade de André Ventura poder chegar a um resultado próximo dos 10% nas presidenciais, um resultado que o Chega dificilmente poderia repetir nas autárquicas, em outubro de 2021.

Estes números são apresentados pelo jornal tendo em conta um estudo de opinião.

Uma descida acentuada do eleitorado do Chega poderia ser vista como “um erro estratégico”, por criar a ideia de uma curva descendente irreversível para o novo partido.

Chega ainda não decidiu quem apoiará

Tal como recorda o jornal Sol, o Chega não escolheu ainda se vai apoiar algum candidato nas presidenciais de 2021. O Conselho Nacional do partido, inicialmente agendado para dezembro passado, foi adiado para 22 de janeiro, altura em que o partido devera tomar uma decisão sobre as próximas eleições.

“Vamos ouvir os conselhos nacionais sobre os nomes que estão em cima da mesa para serem apoiados e depois há de ser tomada uma decisão. Penso que o candidato do Chega deverá ser anunciado entre o final de janeiro e o início de fevereiro”, adiantou André Ventura, em declarações ao mesmo jornal.

O deputado único do Chega disse ainda que um eventual apoio ao atual Presidente da República implicaria a sua saída. “Isso implicaria a minha demissão. Respeitaria a decisão, porque os órgãos do partido são soberanos nesse aspeto, mas seria sinal de que não estaríamos em sintonia”, apontou.

Marcelo foi eleito em 2016, reunindo 52% dos votos dos portugueses e tornando-se no 20.º Presidente da República portuguesa, o 5.º desde o 25 de Abril de 1974.

As próximas eleições presidenciais realizam-se no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …