Marcelo convidou em novembro Trump a visitar Portugal mas nada está confirmado

Alex Edelman / EPA

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que, em novembro do ano passado, em Paris, convidou formalmente o Presidente norte-americano a visitar Portugal, mas acrescentou que nada está confirmado.

“Convidei, de maneira assim mais formal e clara, em Paris, por altura do armistício, em 11 de novembro”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à saída de uma iniciativa no Centro de Congressos do Estoril.

Questionado sobre em que ponto está o processo de marcação da visita, o Presidente da República respondeu: “Não há confirmação nenhuma“.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no sábado à noite, em Paris, que tinha feito esse convite a Donald Trump da última vez que tinha estado na capital francesa, em novembro, adiantando que o Presidente dos Estados Unidos da América “disse logo na ocasião que estava muito interessado e disponível a visitar Portugal”.

Contudo, sobre uma eventual visita a realizar no final de agosto, o chefe de Estado referiu: “Não temos confirmação ainda relativamente a essa visita”.

Marcelo Rebelo de Sousa, recorde-se, foi recebido por Donald Trump na Casa Branca, em Washington, no dia 27 de junho do ano passado.

Depois da visita, em declarações à comunicação social portuguesa, questionado se convidou o Presidente norte-americano a visitar Portugal, respondeu: “Esses convites são formulados formalmente pelos canais próprios. E estes encontros não são encontros vocacionados para esse tipo de convite. Aquilo que era prioritário foi atingido”.

Não era essa a finalidade do encontro. E, portanto, não pertence à natureza do objeto do encontro”, acrescentou, na altura, explicando que convida os seus homólogos a visitar Portugal, “normalmente, quando assumem funções, formalmente”.

“Felicito e convido. Aqui, não se tratava de formular um convite específico para essa visita”, reforçou o chefe de Estado na altura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …