/

Marcelo convidou em novembro Trump a visitar Portugal mas nada está confirmado

Alex Edelman / EPA

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que, em novembro do ano passado, em Paris, convidou formalmente o Presidente norte-americano a visitar Portugal, mas acrescentou que nada está confirmado.

“Convidei, de maneira assim mais formal e clara, em Paris, por altura do armistício, em 11 de novembro”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à saída de uma iniciativa no Centro de Congressos do Estoril.

Questionado sobre em que ponto está o processo de marcação da visita, o Presidente da República respondeu: “Não há confirmação nenhuma“.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito no sábado à noite, em Paris, que tinha feito esse convite a Donald Trump da última vez que tinha estado na capital francesa, em novembro, adiantando que o Presidente dos Estados Unidos da América “disse logo na ocasião que estava muito interessado e disponível a visitar Portugal”.

Contudo, sobre uma eventual visita a realizar no final de agosto, o chefe de Estado referiu: “Não temos confirmação ainda relativamente a essa visita”.

Marcelo Rebelo de Sousa, recorde-se, foi recebido por Donald Trump na Casa Branca, em Washington, no dia 27 de junho do ano passado.

Depois da visita, em declarações à comunicação social portuguesa, questionado se convidou o Presidente norte-americano a visitar Portugal, respondeu: “Esses convites são formulados formalmente pelos canais próprios. E estes encontros não são encontros vocacionados para esse tipo de convite. Aquilo que era prioritário foi atingido”.

Não era essa a finalidade do encontro. E, portanto, não pertence à natureza do objeto do encontro”, acrescentou, na altura, explicando que convida os seus homólogos a visitar Portugal, “normalmente, quando assumem funções, formalmente”.

“Felicito e convido. Aqui, não se tratava de formular um convite específico para essa visita”, reforçou o chefe de Estado na altura.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.