Marcelo condecorou empresário que deve dois milhões ao Fisco

14

Presidência da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República condecorou em janeiro um empresário da restauração pelo seu apoio ao Hospital de São João durante a pandemia, mas o empresário em causa tem dívidas ao Fisco.

No mês passado, o Presidente da República condecorou um empresário do setor da restauração natural do Porto que deve dois milhões de euros ao Fisco.

De acordo com o Correio da Manhã, Adriano Correia Cardoso recebeu a Medalha da Ordem de Mérito, o grau mais baixo desta ordem, na sequência de uma proposta do próprio Conselho da Ordem.

A condecoração deve-se ao apoio dado pelos seus restaurantes ao São João no pico da pandemia, que ofereceram cerca de 14 mil refeições aos funcionários do hospital.

A lista de devedores do Fisco refere que Adriano Correia Cardoso tem uma dívida superior a um milhão de euros, mas o próprio admite que o valor ronda os dois milhões. No entanto, o empresário garante que “esta situação está a ser resolvida” e que sempre pagou os impostos.

“Por falta de conhecimentos de gestão, caí numa situação muito complicada. Eu fazia um circuito: o dinheiro passava pela minha conta pessoal mas era reinvestido nas empresas”, explica.

A dívida em causa deve-se a uma inspeção fiscal às contas bancárias do empresário, entre 2009 e 2012, que detetou que Adriano Correia Cardoso e a mulher tiveram um aumento patrimonial de 4,67 milhões de euros que não foi declarado em sede de IRS.

Questionado sobre a situação fiscal do empresário condecorado, o Palácio de Belém diz que está a averiguar. “A Presidência da República vai verificar algum impedimento legal relativamente à matéria da condecoração”, refere.

ZAP //

14 Comments

  1. Quantos chicos espertos é que jà foram “condecorados” por P.R’s da Republica , não é o primeiro e receio que não seja o ultimo , Berardo’s , Bava’s são alguns exemplos !

    • Independente da fuga do Sr. ao fisco devemos louvar a atitude que teve para com os profissionais de saúde.
      Quanto ao Marcelo deve pedir a lista de questões ao Costa para não condecorar mais pessoas que não o deveriam ser…. Ehehe

  2. 4.5 Milhões de euros???

    Com restaurantes? Não sabia que de de comer era assim tão lucrativo.
    Os empregados tambem devem estar semi-milionarios

    • Bem se vê que não sabes nada de nada. Há restaurantes em Portugal que têm mais de 2 milhões de euros de receitas anuais. E alguns bem mais do que isto.

      • Não é economia, é finanças empresariais…mas valeu o esforço lol
        E sim, receitas não são lucros. Mas sem receitas , não há lucros…

      • Alguns destes restaurantes que têm mais de 2 milhões de faturação libertam anualmente 200 a 300 mil euros. No final de 10 a 20 anos tem o valor que tanta surpresa lhe causou. É procurar usar mais a cabeça.

      • Ali na notícia fala em 3 anos, 4.5M por justificar.

        Mas como só deves pensar com a outra cabeça, tudo o que te ocorre é chamar lerda. Nessa táctica milenar de diminuir para se superiorizar.

        Tácticas de engate com bolor. Controle as hormonas

  3. Há portugueses que ainda não perceberam que Marcelo é o grande responsável pelos grandes lobbys e casos de corrupção que reinam em Portugal. Amigo pessoal de Costa tudo faz para manter o governo em funções.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.