O Presidente da República condecorou em janeiro um empresário da restauração pelo seu apoio ao Hospital de São João durante a pandemia, mas o empresário em causa tem dívidas ao Fisco.
No mês passado, o Presidente da República condecorou um empresário do setor da restauração natural do Porto que deve dois milhões de euros ao Fisco.
De acordo com o Correio da Manhã, Adriano Correia Cardoso recebeu a Medalha da Ordem de Mérito, o grau mais baixo desta ordem, na sequência de uma proposta do próprio Conselho da Ordem.
A condecoração deve-se ao apoio dado pelos seus restaurantes ao São João no pico da pandemia, que ofereceram cerca de 14 mil refeições aos funcionários do hospital.
A lista de devedores do Fisco refere que Adriano Correia Cardoso tem uma dívida superior a um milhão de euros, mas o próprio admite que o valor ronda os dois milhões. No entanto, o empresário garante que “esta situação está a ser resolvida” e que sempre pagou os impostos.
“Por falta de conhecimentos de gestão, caí numa situação muito complicada. Eu fazia um circuito: o dinheiro passava pela minha conta pessoal mas era reinvestido nas empresas”, explica.
A dívida em causa deve-se a uma inspeção fiscal às contas bancárias do empresário, entre 2009 e 2012, que detetou que Adriano Correia Cardoso e a mulher tiveram um aumento patrimonial de 4,67 milhões de euros que não foi declarado em sede de IRS.
Questionado sobre a situação fiscal do empresário condecorado, o Palácio de Belém diz que está a averiguar. “A Presidência da República vai verificar algum impedimento legal relativamente à matéria da condecoração”, refere.
Outra não surpresa…
Este também já passou do prazo. Os portugueses confundem simpatia com competência. Este presidente da república é apenas simpático.
Um incompetente condecorou um devedor ao Fisco. Mais um caso perfeitamente normal em Portugal.
Quantos chicos espertos é que jà foram “condecorados” por P.R’s da Republica , não é o primeiro e receio que não seja o ultimo , Berardo’s , Bava’s são alguns exemplos !
Independente da fuga do Sr. ao fisco devemos louvar a atitude que teve para com os profissionais de saúde.
Quanto ao Marcelo deve pedir a lista de questões ao Costa para não condecorar mais pessoas que não o deveriam ser…. Ehehe
4.5 Milhões de euros???
Com restaurantes? Não sabia que de de comer era assim tão lucrativo.
Os empregados tambem devem estar semi-milionarios
Bem se vê que não sabes nada de nada. Há restaurantes em Portugal que têm mais de 2 milhões de euros de receitas anuais. E alguns bem mais do que isto.
Receitas não são lucros… Tu de economia deves perceber bola…
Não é economia, é finanças empresariais…mas valeu o esforço lol
E sim, receitas não são lucros. Mas sem receitas , não há lucros…
Alguns destes restaurantes que têm mais de 2 milhões de faturação libertam anualmente 200 a 300 mil euros. No final de 10 a 20 anos tem o valor que tanta surpresa lhe causou. É procurar usar mais a cabeça.
Ali na notícia fala em 3 anos, 4.5M por justificar.
Mas como só deves pensar com a outra cabeça, tudo o que te ocorre é chamar lerda. Nessa táctica milenar de diminuir para se superiorizar.
Tácticas de engate com bolor. Controle as hormonas
Tu precisas de ajuda certamente mas não será de mim. Há instituições para o teu caso.
Há portugueses que ainda não perceberam que Marcelo é o grande responsável pelos grandes lobbys e casos de corrupção que reinam em Portugal. Amigo pessoal de Costa tudo faz para manter o governo em funções.
Se o Estado tivesse de pagar essas 14 mil refeições quanto custaria?