“Inexplicável”. Marcelo condecorou general Spínola às escondidas

18

Paulo Novais / Lusa

O Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa

“É extraordinariamente polémico”. Ato secreto do Presidente da República ocorreu no verão passado e foi acompanhado da condecoração de Francisco da Costa Gomes, entre outros nomes.

Sem qualquer divulgação oficial — ou, por outras palavras, às escondidas — Marcelo Rebelo de Sousa procedeu à condecoração póstuma do marechal António de Spínola com o Grande Colar da Ordem da Liberdade no verão passado.

O ato secreto foi revelado esta terça-feira pelo jornal Público, que graças à discrição da condecoração teve de ir procurar informação na página das Ordens Honoríficas Portuguesas, e incluiu também a condecoração de Francisco da Costa Gomes, sucessor de Spínola na chefia de Estado após 28 de setembro de 1974, e de outros membros da Junta de Salvação Nacional, entidade que liderou Portugal após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Além de Spínola e Costa Gomes, o almirante Rosa Coutinho e os generais Jaime Silvério Marques, Carlos Galvão de Melo e Diogo Neto foram igualmente homenageados com o título de Grande Oficial da Ordem da Liberdade, um grau abaixo do reconhecimento atribuído aos dois primeiros.

Sugestão de Vasco Lourenço gerou indignação

Esta série de condecorações surge após uma sugestão de Vasco Lourenço, coronel e figura proeminente do Movimento das Forças Armadas durante o período revolucionário, que encontrou resistência de várias personalidades da esquerda portuguesa.

Entre os opositores à condecoração de Spínola encontravam-se figuras como Fernando Rosas, Carlos Brito, Manuel Loff e Francisco Louçã, que subscreveram uma carta aberta a expressar a sua discordância.

A polémica em torno destas distinções reside nas figuras controversas de Spínola e dos demais homenageados.

António de Spínola, autor de “Portugal e o Futuro”, um livro que desafiou o regime autoritário da época, foi o primeiro Presidente da República escolhido pelo Movimento das Forças Armadas após a Revolução dos Cravos, mas a sua ligação ao Movimento Democrático pela Libertação de Portugal (MDLP), uma organização de extrema-direita, manchou a sua imagem para muitos.

Apesar de ter sido condecorado anteriormente por Mário Soares com a Grã Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito em 1987, a decisão de Rebelo de Sousa reacendeu o controverso debate sobre o seu legado.

ZAP // Wikimedia Commons

António de Spínola, 1974

“É extraordinariamente polémico”

Se formos pelo caminho da carta aberta, “não atribuímos nenhuma medalha a ninguém”, diz a consultora histórica Helena Matos à rádio Observador: “Os olhos com que nós vemos o presente não são os olhos com que as pessoas foram vistas no passado”.

“Temos pessoas entre os condecorados às quais se pode aplicar claramente o verbo ‘trair’; pessoas que tiveram fortes conexões com os serviços secretos de outros países; pessoas que sequestraram cidadãos portugueses e responsáveis pela morte de cidadãos portugueses e militares”, lembra: “Se querem ir por aí, tiramos todas as medalhas a todas as pessoas.”

“O que é inexplicável é por que é que Marcelo faz isto desta forma”, considera.

A condecoração em segredo orquestrada por Marcelo “não faz qualquer sentido” para a jornalista: “Não consigo entender”.

É extraordinariamente polémico. Ainda para mais estamos a falar de antigos Presidentes da República. Marcelo Rebelo de Sousa de alguma forma subalterniza aqueles que o precederam no cargo no início do regime. Isso é muito complicado”, atira a jornalista.

E para a consultora, Marcelo tem uma coisa a aprender com Spínola e Costa Gomes: ambos deram a cara, apesar do “rol longo de atos, muitos deles muitíssimo polémicos”.

Tomás Guimarães, ZAP //

18 Comments

  1. Essa Esquerda que hoje condena a condecoracao do Spinola, e a mesma que apoiou a condecoracao do Otelo, esse mesmo, que foi resposavel por 10 assassinatos!!!!!

    9
    3
  2. Spínola não era lá muito inteligente, mas era um patriota que tentou preservar os laços entre Portugal e o seu Ultramar. Tivesse Marcelo Caetano percebido o que ele estava a tentar fazer na Guiné, e tudo teria sido diferente. Sem 25 de Abril mas com benefício para todos, da Metrópole e do Ultramar. Paciência, não tinha de ser…

    2
    4
  3. O que o Carvalho e o Miguel não comentam, por cobardia, é a condecoração “às escondidas” de uma figura sinistra do antigamente por outra figura sinistra do presente.
    Daí preferirem desviar atenções, ” C O B A R D E M E N T E”, para o Otelo que não é mencionado na notícia e que nada tem a ver com mais uma pouca vergonha desta figura triste a quem chamam Presidente, mas que se, por acaso, se chamasse Costa e tivesse feito o que este ex-facho (ou facho uma vez, facho para sempre) fez com as gémeas, já lhe tinham pedido a cabeça.
    Ganhem vergonha na fuça, cambada de hipócritas!

    9
    2
  4. O Otelo foi chamado à justiça e pagou pelo que fez.
    E o ideólogo do Chega, agora vice presidente da AR, foi sequer chamado à justiça enquanto membro do MDLP?
    Ou isso não interessa e até devia ser condecorado também, como Spinola?
    O Otelo matou (ou mandou matar) 10? E o Spinola matou quantos milhares (ou mandou matar)?!
    Foi uma pena é não vos ter metido a todos no Campo Pequeno e acabado o serviço…
    É por isso que o 25 de Abril ficou por cumprir…

    8
    4
  5. O Medalheiro Cangalheiro! Mas isso faz algum sentido? Condecorar mortos? Esse tipo não tem é que fazer. Sem dúvida, um dos piores PR que Portugal alguma vez teve (a par do Cavaco).

    5
    2
  6. A memória é muito curta!
    Não tivesse sido este general e os esquerdistoides portugueses ainda hoje estariam calados como na missa.
    Para os pós 25 de abril é bom que se lembrem que foi ele o percursor desse acontecimento.
    Não tenho simpatia especial por esse senhor mas reconheço-lhe o mérito.

    5
    4
  7. Resumindo este presidente da republica, faz ás escondidas caso das gêmeas e agora esta do spinola,fora com esse mentiroso, quer é copos.

    1
    1
  8. Tiago SC, o Otelo pagou pelo que fez????!!!!!!, o Otelo foi Amnistiado pelo que fez!!!!!!, ele nunca pagou pelo que fez, e muito menos mostrou arrependimento.

    3
    1
  9. Tiago SC, parece que o caso da gemeas tambem nao e mencionado na noticia…, a tua hipocrisia, “vai de vento em popa”, sera que tu tambem queres desviar as atencoes???.

    2
    1
  10. E quantos assassinatos cometeu o MDLP?
    Sabe dizer-nos?
    O Spinola foi um terrorista porque fundou uma organização terrorista e fascista de extrema direita que cometeu assassinatos, incendiou sedes de partidos políticos, tentou um golpe de Estado que falhou e por isso teve de fugir para Espanha e Brasil.
    Não fale só do Otelo porque esse apelo menos foi julgado, condenado e preso, mas o terrorista do Spinola, bem como muitos outros membros do MDLP, o regime nunca os quis julgar e condenar, apesar de todas as provas recolhidas pela PJ. E assim passaram pelos pingos da chuva.
    E já agora, lembre-se que no nosso meio mediático há mais rechauchutados de democratas que também pertenceram a essa organização fascista terrorista.
    Um é papagaio de comentário político, outro até é deputado, e outros por aí haverá mais…
    Seja imparcial e não faça de nós parvos porque conheço bem a história do que se passou.

  11. A que memória é que se refere?
    Aos tempos do MDLP?
    O Spinola foi um terrorista, ponto!
    Fundou uma organização terrorista de extrema direitóide ( é para contrapôr à sua forma de expressão sobre a esquerda) que assassinou pessoas, incendiou sedes de partidos políticos de esquerda, planeou um golpe de Estado que falhou, e por isso teve de dar às de vila diogo para Espanha.
    O Spinola participou em alguma coisa no movimentos dos capitães de Abril?
    Quando? Nunca!
    Vá ler um pouco mais da história desses tempos. Ficará melhor esclarecido.
    O Otelo cometeu crimes pelos quais foi julgado e condenado.
    Mas dessa gentalha do MDLP foi algum condenado?

  12. E quantas pessoas morreram nas guerras civis em Angola e Moçambique, tornadas possíveis pela maneira como se processou a “descolonização”?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.