/

O que se passa com Marcelo? Depois do “a cadeira aguenta”, meteu-se com um decote

11

José Coelho / LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa volta a protagonizar um momento caricato, passando os limites daquilo que se espera de um Presidente da República. Depois de ter insinuado que uma jovem era gorda, agora meteu-se com o decote de uma jovem durante a Visita de Estado ao Canadá.

“Já viu esse decote? Ainda apanha uma gripe”. As palavras saíram da boca de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, durante a Visita de Estado que está a fazer ao Canadá.

O momento aconteceu em Montreal, durante um encontro com a comunidade emigrante portuguesa naquele país. Perante uma mãe e a sua filha, lançou aquela tirada depois de ter dito que “a filha é mais bonita”.

As palavras de Marcelo estão a fazer sucesso nas redes sociais, mas é pelos piores motivos, com muitas críticas à mistura. Há quem note que o Presidente da República “agiu como um taberneiro numa Visita de Estado ao Canadá“.

Este episódio insólito junta-se ao que ocorreu na semana passada, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, numa iniciativa à margem do arranque das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril. Nessa altura, atirou para o ar a pergunta “a cadeira aguenta?” no momento em que uma jovem, com formas mais generosas, se preparava para se sentar para uma fotografia de grupo.

A deputada do PS Isabel Moreira é uma das figuras públicas que critica Marcelo, falando em falta de noção e notando que “o sexismo dá cabo de nós” e que “não tem piada”.

“Passa a vida em tronco nu, mas não pode ver um decote”, atira, por seu turno, a economista Susana Peralta.

“Incontinência comportamental” e “deslumbramento”

Nessa altura, o presidente da Academia de Protocolo e também da Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, João Micael, analisava que Marcelo está a passar por uma fase de “incontinência comportamental”, conforme declarações ao site Delas.

“Há uma diferença entre ser popular e popularucho”, sublinhava, considerando que “estar com as pessoas na rua não é a mesma coisa que entrar numa cervejaria e tirar uma cerveja, sair da praia e mudar de roupa em plena via pública e a ser fotografado, a dar beijos a barrigas das grávidas”, referindo-se a um outro episídio que foi registado na noite das marchas populares de 2022.

Marcelo, enquanto Presidente da República, tem uma “responsabilidade formal, não pode achar que é um cidadão privado em momento nenhum”, realçava ainda João Micael.

Já o profiler Alexandre Monteiro dizia à mesma publicação que Marcelo está “numa fase de deslumbramento” em que “sente que não tem obrigação de agradar a ninguém, pelo que o filtro emocional quebra”.

“O Presidente usa muito a emoção para esconder a verdadeira essência. Ele é controlador, gosta de dominar as situações e, estando neste deslumbramento, já não tem controlo emocional em relação aos sentimentos dos outros”, sustentava ainda Alexandre Monteiro no Delas, considerando que, assim, “perde a autoridade como Presidente“.

Este especialista “dá formação a políticos e a celebridades nacionais e internacionais e forças de autoridade”, conforme cita a mesma publicação.

Susana Valente, ZAP //

11 Comments

  1. Começa a parecer-me que anda por aí muita virgem ofendida que à primeira oportunidade se atira logo ao chão à procura do penálti. Os comentários em causa não são propriamente agradáveis ou oportunos. Mas também ninguém morre propriamente por eles e os destinatários poderão sempre responder na mesma moeda.

  2. Lá diz o ditado preso por ter cão, preso por não ter, Se o Marcelo fosse um presidente emproado e cheio de não me toques, apareceriam uns idiotas a criticar, como ele é popular integrando-se facilmente com o povo, lá vem outros idiotas criticar.
    O pior disto é aparecer uma ressabiada Isabel Moreira que se julga dona da moral e sexismo, tentando levar uma simples graçola para o campo da agressão moral e sexual com intuito de criar um alvoroço mediático.
    Convido essa Isabel a candidatar-se a Presidência nas próximas eleições só para ver a reação do povo a sua forma de ver a sociedade do futuro.

  3. Será que o Costa e outras pessoas mais chegadas aos meios políticos presidenciais sabem algo mais, do foro particular, do que transpira para a comunicação social ? Por isso, se mantêm calados.

  4. Raios……….o que é que deram de beber ao Homem ?……..visto que nunca recusa un copito , e como todos sabemos , por vezes o Álcool leva a revelar a verdadeira personalidade de uma Pessoa ! ….

  5. Só parvoíces sobre o comportamento de brincadeira parola no contexto parolo dos ambientes em que esses comentários foram proferidos e em que as próprias visadas nada se viram visadas negativamentes. Depois vêm os agentes da moral e dos costumes tecer comentários próprios da moral do partido feminazi SA e seus paus mandados, assim como de algumas líderes não assumidas daquelas ideologias de empoderamento disfarçado de abuso sexual e das liberdades individuais. Há que ter noção mínima dos limites de liberdade que as pessoas podem e devem ter, e nos casos ilustrados isso não foi ultrapassado. Foram ou estão a ser ultrapassados em muito, os limites do politicamente correto ao criticarem brincadeiras meio brejeiras em contexto brejeiro, algo que roça uma intolerância que em si é intolerável. E tolerar o intolerável é em si, intolerável.
    Escrevo o que escrevo não porque seja apoiante deste presidente, pois não sou e nunca teria votado neste presidente, para o segundo mandato e sendo eu mais da linha politica e de valores que o mesmo. Fui muito mais defensor que a Ana Gomes pudesse vir a ser eleita, sendo pouco alinhado com as políticas do PS e menos ainda com as do governo atual, por motivos óbvios e que há anos de governação desse governo se vislumbram os alguns resultados algo nefastos que se estão cada vez mais a sentir.

  6. Bem… agora avancem as feministas e como o presidente do futebol espanhol foi obrigado a demitir.-se, exijam que o Marcelo se demita também… ahahahahah

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.