Presidente da República teve audiência e almoço com o antigo primeiro-ministro, para discutirem assuntos internacionais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta quinta-feira, cerca das 12h35, o presidente do Conselho Europeu e anterior primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém, para uma audiência seguida de almoço.
De acordo com a Presidência da República, o objetivo deste encontro é os dois poderem discutir assuntos internacionais e europeus.
À chegada ao Palácio de Belém, em Lisboa, António Costa foi recebido pelo chefe de Estado na Sala das Bicas, perante a comunicação social.
Enquanto atravessavam a sala, lado a lado, o ex-primeiro-ministro perguntou a Marcelo Rebelo de Sousa se estava bem disposto. “Muito bem disposto”, respondeu o Presidente da República.
Como lembra a rádio Renascença, este momento no Palácio de Belém, tornado público, é algo raro – mas Marcelo terá mostrado propositadamente que tem uma boa relação com Costa.
Na rádio Observador, Rui Pedro Antunes reforça que é muito normal o presidente da República encontrar-se com o presidente do Conselho Europeu. “A questão de publicitar é que é particularmente relevante: é o presidente da República a dizer que têm uma relação informal, que vão almoçar a seguir, e isso não integra a agenda pública. Marcelo fez questão de publicitar o encontro para demonstrar a melhor relação que tem com António Costa (comparando com Luís Montenegro)”, explicou o editor de política.
Há praticamente um mês, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se aos oito anos de coabitação com António Costa como um tempo que, “comparado com o que vinha por aí”, será recordado como de “felicidade relativa” – embora tenha explicado pouco depois de que falava sobre um mundo em crescimento e antes de pandemia e guerras.
Logo a seguir, no dia do centenário do nascimento de Mário Soares, os dois estiveram juntos numa sessão evocativa do antigo Presidente da República e António Costa foi questionado sobre essa afirmação de Marcelo Rebelo de Sousa.
Com o chefe de Estado ao seu lado, António Costa respondeu com poucas palavras: “Eu tendo a ser feliz, sempre”.
António Costa tomou posse em 29 de novembro do ano passado como presidente do Conselho Europeu, sucedendo ao belga Charles Michel, cargo para o qual foi escolhido em 27 de junho.
Já na sua mensagem de Ano Novo, na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa insistiu na mensagem de que é importante haver “cooperação estratégica” entre Governo e Presidente da República, que já tinha deixado perante o primeiro-ministro, Luís Montenegro, por ocasião do Natal.
“Precisamos que o bom senso que nos levou a reforçar a solidariedade institucional e até a cooperação estratégica entre órgãos de soberania, nomeadamente Presidente da República e primeiro-ministro, prossiga, e que nos levou também a aprovar os orçamentos 2024 e 2025, continue a garantir estabilidade, previsibilidade e respeito cá dentro e lá fora”, declarou o Presidente da República.
ZAP // Lusa
Este camaleão Presidente da República conseguiu ser: Facho, PSD e PS. Um esterco que está quase no seu fim político.
Este camaleão Marcelo sempre gostou do guarda-chuva de Costa. Um ex-caetanista camuflado de esquerdoide.