Marcelo avisa que pode ser preciso repensar o Natal em família

Mário Cruz / Lusa

O Natal em família pode ter de ser repensado, avisa Marcelo Rebelo de Sousa. O número de casos diários em Portugal continua a aumentar, ultrapassando a barreira das mil infeções.

Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se preocupado com o aumento diário de casos de covid-19 em Portugal. Esta sexta-feira, registaram-se mais 1.394 infeções e 12 mortes: o segundo pior dia desde o início da pandemia.

“A situação é muito grave”, alertou o presidente da República em visita ao Hospital de Braga, embora admitindo que o aumento de casos já era esperado. “Já se sabia que os números iam subir para valores superiores a mil, nomeadamente com a abertura das escolas, da vida comercial, e agora das universidades”, disse, citado pelo Expresso.

“Se for preciso repensar o Natal em família, repensa-se. Não pode ser um Natal com 100, 60, 50 ou 30 pessoas, tem de ser dividido pelas várias componentes da família. É preciso repensar programas que se fazem com os amigos ou convivência social e ter precaução adicional. Neste período de pico que estamos a viver, vamos fazer esse esforço”, disse ainda o chefe de Estado português.

Marcelo não descarta a adoção de novas medidas de combate à pandemia, tendo em conta a evolução dos casos em Portugal. Para tal, o presidente da República apela ao sentido cívico dos portugueses para que cumpram aquilo que ficar definido. “Não se pode tornar uma coisa obrigatória para milhões de pessoas se elas não cumprirem”, salientou.

Uma das possíveis medidas a adotar é o uso obrigatória de máscara de proteção individual na via pública em pontos de maior cruzamento de pessoas.

“Estamos já num período só comparável na gravidade na pandemia aquele que foi vivido no início da primavera. Isso significa que é um período muito grave”, disse ainda Marcelo Rebelo de Sousa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …