Marcelo Rebelo de Sousa anuncia fim do estado de emergência

Mário Cruz / Lusa

Numa mensagem ao país transmitida esta terça-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que não vai renovar o estado de emergência.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que, ouvidos os especialistas, os partidos com assento parlamentar e o Governo, decidiu não renovar o estado de emergência.

O chefe de Estado explica que “nesta decisão pesou a estabilização e até a descida do número médio de mortes, de internados em enfermaria e em cuidados intensivos”, bem como “a diminuição do R(t)”.

O aumento de testagem e da vacinação também contribuíram para a sua decisão, sublinhou, referindo ainda a reunião dos especialistas do Infarmed desta terça-feira.

Agora, um mês depois da Páscoa e da primeira abertura das escolas, Marcelo entende que é altura de pôr fim ao estado de emergência. O Presidente salientou ainda o “disciplinado sacrifício desde novembro e mais intensamente desde janeiro”.

Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa realça que  “não estamos numa época livre de covid” e que ainda “podemos infetar os nossos contactos e permitir que a doença continue a transmitir-se”. Embora o estado de emergência tenha terminado, isto não significa que a doença tenha desaparecido.

“Enfrentamos o risco de novas variantes menos controláveis pela vacina”, alerta o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o passo dado é “baseado na confiança, numa confiança que tem de ser observada por cada um de nós”, lembrando a cautela que é necessária nesta fase.

“Acrescento que não hesitarei em avançar com novo estado de emergência se o presente passo não deparar com a resposta baseada na confiança essencial para todos nós”, atirou.

O atual período de estado de emergência — o 15.º decretado pelo Presidente da República no atual contexto de pandemia de covid-19 — termina às 23h59 de sexta-feira, 30 de abril.

Há 20 dias, Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar que o estado de emergência não voltasse a ser decretado além de abril e que se pudesse entrar numa “boa onda” em maio, o que fez depender dos dados da covid-19 em Portugal.

Na tarde de terça-feira, João Cotrim Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, já tinha avisado que Marcelo Rebelo de Sousa não iria propor a renovação do estado de emergência.

“Para nós, é um dia feliz porque vamos deixar de estar em estado de emergência”, afirmou Cotrim Figueiredo aos jornalistas, no parlamento, depois de ter conversado, por telefone, com Marcelo Rebelo de Sousa.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Notícia de última hora!!! Não há Sars-Cov-2 em Portugal!!! O Marcelo sabe disso, o Costa também e, óbviamente, o parlamento também! Somos o único país que, com apenas cerca de 10% da população totalmente vacinada, erradicou o vírus. Isso tudo pelo comportamento exemplar da população que respeitou, criteriosamente, todas as indicações da DGS, noemadamente o distanciamento físico. Por isso, é óbvio que não vai existir qualquer infeção e/ou morte pelo vírus, caso contrário os “responsáveis poderiam ser responsabilizados. Mas isso não vai acontecer! A pandemia acabou em Portugal e o mundo devia aprender connosco! “Nós” realmente somos “heróis” como diz o Marcelo. parabéns Portugal, Parabéns, Marcelo, parabéns Costa e parabéns Assembleia!!!

    • Ah! Esqueci-me de mencionar o papel essencial e certeiro dos “especialistas” que souberam “aconselhar”, de forma brilhante, o Governo, a DGS e o Presidente. Sem eles, este “milagre” nunca poderia ter acontecido!!!

      Uma nota especial para a DGS também que atuou sempre na hora certa e nunca foi pelo que os outros países pensavam e agiam e fez sempre tudo por total iniciativa própria!

      • Ora bem! Isso não lhe admito de forma alguma comparar-me a tal… coisa (porque podem censurar o comentário se usar um grande palavrão). Palavrão merecia também você por sequer chegar á conclusão que chegou. E sabe? Você não merece qualquer respeito! Não vou descer ao seu nível.

        • Que tu admites ou não é irrelevante quando os teus comentários estão à vista de todos.
          Se não queres ser comparado com o troca-tintas populista/vigarista, deves evitar ter atitudes semelhantes às dele!

          • O que eu admito ou não não é relevante?! Mas quem você pensa que é?!
            De qualquer maneira a sua comparação cai totalmente por terra, na sua ânsia de insultar (“atitudes semelhantes”). O Venturinha sempre foi a favor do desconfinamento. Quanto mais cedo melhor. O homem até dava beijinhos de máscara! Isso é realemente “semelhante”. Eu uso óculos mas você é que preciso de uns e… Não me parece que adiante!
            Cresca e apareca, “sr” Eu! Nãio se esqueça que os seus “comentários” (absurdos, para não lhe chamar outra coisa) também estão á vista! E o que se vê é ignorância voluntária!… E insulto gratuito.

            • Sim, é irrelevante para mim!…
              Os ‘Venturas” gostam é de ruído e portanto tem que ser sempre “do contra” – tal como tu!
              .
              Se os meus comentários são absurdos, o que dizer desta “pérola:
              “Notícia de última hora!!! Não há Sars-Cov-2 em Portugal!!! O Marcelo sabe disso, o Costa também e, óbviamente, o parlamento também! Somos o único país que, com apenas cerca de 10% da população totalmente vacinada, erradicou o vírus. Isso tudo pelo comportamento exemplar da população que respeitou, criteriosamente, todas as indicações da DGS, noemadamente o distanciamento físico. Por isso, é óbvio que não vai existir qualquer infeção e/ou morte pelo vírus, caso contrário os “responsáveis poderiam ser responsabilizados. Mas isso não vai acontecer! A pandemia acabou em Portugal e o mundo devia aprender connosco! “Nós” realmente somos “heróis” como diz o Marcelo. parabéns Portugal, Parabéns, Marcelo, parabéns Costa e parabéns Assembleia!!!”

          • Somos heróis?! Pronto. E depois diz que os meus comentários são uma “pérola”. Você é que é uma pérola! Mas digo-lhe mais. Você, assim como a maioria dos “heróis” como lhe chama, são os PRINCIPAIS responsáveis pelo confinamento anterior e este que vem aí! Parabéns Portugal? Eu diria parabéns portugueses, porque o país não tem a culpa de ter portugueses como “você”. Sabe o que lhe digo? “Olha outro.”

            Nota: Ainda bem que especificou que era irrelevante para si. Antes não o fez. Tem todo o direito. É a sua opinião.

            • “Somos” quem, se falas por ti (e mal)?!
              “Heróis”??
              Nunca escrevi tal palavra…
              Andas a ver muitos filmes e, embora seja notório que precisas de atenção, já estás a abusar da sorte!…

  2. Como é que se erradica uma doença quando ainda não se atingiu a imunidade de grupo? Isto só pode ser uma palhaçada, ou então, um ilusionismo político, porque, que eu saiba, a DGS, o Governo, os ministros e o Papagaio-Mor falharam muito no combate a este vírus.
    Riam, riam, que daqui a mês e meio, ainda vem a quarta vaga… é no que dá ser demasiado positivo, e abraçar os “brilhantes combatentes”…

  3. … porreiro pá, acabou o bicho, ainda ontem vi um grupo de cerca de 30 homens adultos (sim eu sei que são mais que 22, mas incluía suplentes e tudo) a confraternizar e a chutar uma bola (alguns podem chamar jogar futebol) no parque urbano, acompanhados de quase outras tantas mulheres e crianças. Absolutamente ninguém usava máscara nem respeitava qualquer distância de segurança, muito pelo contrário.
    Tudo bem que o bom tempo e a vacinação mesmo reduzida está ajudar, mas continuem a arriscar desta forma e vão ver a rapidez com que mudam as notícias. Bom senso precisa-se urgentemente.

RESPONDER

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …