Marcelo ainda não é candidato e já tem o apoio de Cristas

Mário Cruz / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu esta segunda-feira apoiar uma recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa nas próximas eleições presidenciais, porque quem apoia à primeira também apoiará a segunda.

“Obviamente quem apoiou à primeira, também apoiará à segunda”, afirmou Cristas aos jornalistas, após a vista a uma fábrica têxtil em Guimarães, no arranque das jornadas parlamentares do CDS em Braga.

A líder centrista foi confrontada com as declarações de Marcelo no Panamá, de que tinha vontade de se candidatar para receber o papa Francisco na edição de 2022 das Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Lisboa.

Apesar de dizer que esse era um assunto para questionar o próprio Rebelo de Sousa, Cristas afirmou que o CDS “foi apoiante desde a primeira hora do Presidente” e que, primeiro, os candidatos apresentam-se e os partidos declaram quem querem apoiar. “Nós cá estaremos”, afirmou a líder centrista.

No passado sábado, falando aos jornalistas na Cidade do Panamá, onde participou nas Jornadas Mundiais da Juventude afirmou que saía de lá com “uma grande vontade” de se recandidatar. À pergunta se espera ser o chefe de Estado a poder receber as jornadas como Presidente da República, começou por dizer: “Eu tenho dito que a minha decisão é só em meados de 2020″.

“Saio daqui — e amanhã [domingo] admito que mais — com uma grande vontade de, se Deus me der saúde e se eu achar que sou a melhor hipótese para Portugal, com uma grande vontade de me recandidatar”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo Rebelo de Sousa completou na quinta-feira passada três anos da sua eleição como Presidente da República.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que Marcelo faz mal em se recandidatar.
    Não vai acrescentar nada de novo ao mandato atual, em que já começa a cansar-nos, e vai cansar-se escusadamente.
    Para receber o Papa, qualquer presidente serve. Quanto aos interesses de país, o argumento ainda é pior: Marcelo é tão patriota como os outros e, em matéria de capacidades, não é nenhum iluminado.
    Embora modesto nos hábitos, sente uma grande atração pela comunicação social e pela ribalta política. Fazia melhor em sair. Deixava uma marca de proximidade e apaziguamento a que somava o exemplo de humildade democrática e de sentido de Estado.

RESPONDER

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …