Maquete do avião-guitarra em forma de V levantou voo pela primeira vez

A maquete do avião em forma V apresentado no ano passado pela Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos, levantou voo pela primeira vez.

No ano passado, a companhia holandesa KLM decidiu colaborar com a Universidade de Tecnologia de Delft, num projeto que visa desenvolver um avião futurista em forma de V, semelhante à famosa guitarra elétrica Gibson.

Agora, de acordo com o NewAtlas, o projeto progrediu de renderizações perfeitas de uma aeronave futurística para um modelo em escala capaz de voar, que foi recentemente mostrado em ação pela primeira vez.

A aeronave Flying V terá uma cabine, compartimento de carga e tanques de combustível integrados na estrutura de asa em forma de V, que terá a envergadura semelhante à de um Airbus A350. Isso permitirá que o Flying V descole e pouse usando a infraestrutura aeroportuária existente, com espaço a bordo para a mesma quantidade de carga e passageiros, com 314 assentos.

A Flying V pode oferecer alguns benefícios de desempenho através da aerodinâmica aprimorada devido à sua estrutura geral mais pequena. Menos massa significa menos resistência, o que significa que menos combustível é necessário para levar o Flying V ao seu destino.

De acordo com a equipa, o peso reduzido e o formato exclusivo do Flying V podem fazer com que consuma 20% menos combustível do que um Airbus A350-900, a mais avançada aeronave comercial em ação atualmente.

No entanto, ainda há muitas investigações a serem realizadas antes disso. A equipa desenvolveu uma maquete com a KLM. Com uma envergadura de 3,06 metros, um comprimento de 2,76 metros e 22,5 quilogramas, é apenas uma fração do tamanho do conceito de 55 metros, mas permite que a equipa realize alguns testes importantes e úteis numa escala pequena e segura.

O modelo está equipado com um sistema de controlo para drones e seis quilogramas de baterias de polímero de lítio. Primeiro, foi colocado num túnel de vento e testes em solo nos Países Baixos antes de ser enviado para a Alemanha para o seu voo inaugural.

O teste foi realizado numa base aérea em julho com uma equipa da Airbus, com alguns objetivos principais em mente. A equipa propôs-se a mostrar que o modelo em escala conseguiria descolar, realizar uma série de manobras de teste até que as baterias estivessem quase esgotadas e pousar em segurança.

Com o piloto Nando van Arnhem nos controlos, o voo inaugural do modelo foi considerado um sucesso.

Agora, a equipa tem uma coleção de dados de voo para analisar e usar como base para um novo modelo aerodinâmico. Este modelo pode ser usado para determinar que alterações precisam de ser feitas no modelo para garantir voos mais suaves no futuro.

A partir daqui, a equipa vai trabalhar para refinar o conceito, com as próximas etapas envolvendo a exploração da propulsão sustentável, incluindo a possibilidade de abastecê-la com hidrogénio líquido em vez de querosene.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …